Assembleia Geral: Eleições agendadas para setembro
Decorreu no passado dia 22 de junho uma Assembleia Geral Extraordinária onde foram apresentadas e votadas as propostas para a eleição dos Órgãos Sociais para o período 2015-2017. As listas interessadas devem apresentar a sua candidatura até dia 3 de setembro e o escrutínio será feito no último dia desse mês, 30.
A presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Filipa Godinho, deu início à assembleia com o ponto informações, onde resumiu as atividades da FADU desde abril, referindo as Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2015 em Braga e Guimarães, com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho, e os CNU’s individuais concentrados em Vila Real, organizados pela Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).
Filipa Godinho relembrou o projeto com a Federação Portuguesa de Futebol de criar uma plataforma onde os clubes universitários e federados das modalidades de futebol e futsal possam cruzar informações sobre os seus atletas. Aproveitou ainda para reiterar o pedido para que os associados enviem as informações sobre campeonatos e torneios internos de cada um para que possam ser inseridos nos relatórios anuais.
Por fim, a eleição da presidente da FADU para membro do comité da ENGSO Youth, grupo de trabalho jovem da Organização Europeia Não-Governamental de Desporto.
No ponto seguinte foi aprovada a ata da Assembleia Geral anterior, dando então espaço à apresentação das propostas de calendário eleitoral da eleição dos Órgãos Sociais para o período 2015-2017.
De modo a promover uma maior participação no processo eleitoral – uma vez que o Forum FADU irá realizar-se a 29 e 30 de setembro e a Gala do Desporto no dia 1 de outubro –, os delegados presentes na Assembleia Geral declinaram a proposta da Mesa – que agendava as eleições para o mês de agosto – em virtude da proposta da direção da FADU, que adia o processo para o mês de setembro. Foi, no entanto, ressalvado que este adiamento estava de acordo com toda a regulamentação relacionada.
As datas são então as seguintes: Divulgação e fixação do Calendário Eleitoral (22.06.2015); Apresentação pelos interessados de candidaturas e consequente divulgação pela Mesa da Assembleia Geral das candidaturas aceites (03.09.2015); Reclamação pelos interessados das candidaturas aceites e rejeitadas (10.09.2015); Deliberação pela Mesa da Assembleia Geral sobre as candidaturas apresentadas e sobre as reclamações dessas candidaturas, e consequente divulgação das candidaturas definitivamente aceites (17.09.2015); Campanha eleitoral pelos candidatos (18.09 a 28.09); Envio pelos Serviços da FADU para a morada dos Delegados Eleitos e Designados dos subscritos para Votação por Correspondência (18.09.2015); Prazo para entrada na sede da FADU dos subscritos com os votos por correspondência (29.09.2015); Assembleia Eleitoral e consequente escrutínio e divulgação pela MAG/Comissão Eleitoral dos resultados apurados (30.09.2015).
Decidido o período eleitoral, não houve discussão do quarto ponto “Proposta de atribuição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2017/2018”, por falta de comparência da Associação Académica de Coimbra (AAC), estrutura candidata. Ainda assim, houve uma ressalva por parte dos associados que pediram mais informações sobre esta candidatura.
A próxima Assembleia Geral terá lugar, a pedido dos associados, no Instituto de Engenharia do Porto.