Minhotos foram a todas e… sorriram sempre no final
Sexta-feira de muito pouco azar para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) que, nas três finais que disputou (voleibol feminino, basquetebol e futsal masculino), saiu como campeã nacional universitária. A sorte sorriu aos minhotos, que estão representados em oito das nove modalidades em competição nesta edição das Fases Finais.
A começar o dia, na competição feminina de voleibol, a AAUMinho venceu a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) na final por 3-0 (25-21; 25-17; 29-27), e no jogo de disputa pelo terceiro lugar a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) venceu a Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (AEPortucalense) por 3-0 (25–20; 25–15; 25-20). A assistir aos jogos do voleibol esteve o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.
Durante a tarde, a equipa masculina de basquetebol da AAUMinho venceu a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) no jogo da final, com o marcador a fixar-se nos 79–73 a favor dos minhotos. Os motricitários tinham conquistado o título na época anterior. A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) conquistou o bronze, depois de vencer a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 86-84.
No futsal masculino, os finalistas foram a jogo já sabendo quem ocupava o terceiro lugar do pódio: a Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMaia) venceu (5-1) a Associação de Estudantes do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE). Na final os estudantes-atletas do Minho venceram o Politécnico de Coimbra (IPC) por 3-2. Na bancada e nas cerimónias protocolares marcaram presença o diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, e o selecionador nacional e universitário de futsal, Jorge Braz.