CNU BTT XCO: Bruno Rosa novamente Campeão Nacional Universitário
A cidade de Évora recebeu ontem o Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO, numa prova organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora. O atleta da casa Bruno Rosa voltou a vencer esta prova, à semelhança do que aconteceu na época passada.
Uma manhã cinzenta com temperaturas baixas, foi assim que a cidade alentejana, mais precisamente São Bento de Cástris, acolheu os 20 atletas masculinos que participaram na prova deste ano da modalidade de BTT XCO.
Sem meninas a participar, foi Bruno Rosa que revalidou o seu título de Campeão Nacional Universitário, depois de no ano passado ter ganho não só esta prova mas também a competição de BTT XCM. O atleta da AAUE concluiu o percurso com o tempo de 01:07:55.
O 2º lugar do pódio foi ocupado por Tiago Pires (AEIST), que ultrapassou a linha da meta precisamente 1 minuto depois do vencedor (01:08:55).
A medalha de Bronze foi entregue ao ciclista aveirense Godofredo Lobo, que fez as 5 voltas da prova em 01:10:31.
“Julgo que os CNU têm pernas para andar”
Bruno Rosa é aluno de Mestrado em Exercício e Saúde na Universidade de Évora e venceu mais uma prova de BTT, tendo, desta forma, conquistado o Ouro nas três competições da modalidade que a FADU organizou até agora.
Para o atleta “é de louvar a evolução que tem havido de umas épocas para as outras, sobretudo no que diz respeito ao número de atletas inscritos nas provas”.
Quanto questionado sobre o nível de competitividade deste CNU, Bruno Rosa admite que se sente com alguma vantagem por “nunca ter abdicado da competição mesmo fora do meio universitário” e também por “conhecer bem a zona do percurso”. “Ainda assim, julgo que os CNUs têm, sem dúvida, pernas para andar e margem para evoluir ainda mais”, explicou.
Sobre o a dificuldade de conciliar o percurso académico com o desportivo Bruno Rosa constata que “não é fácil e é até compreensível quem deixa o desporto depois de entrar no ensino superior”.
“Mas felizmente existem formas de conciliar as duas coisas. Eu, por exemplo, tenho professores que já têm algum cuidado e facilitam em pequenas coisas, nomeadamente, em termos de horários e presença nas aulas”, concluiu o atleta.