Portugal pronto para o embate com a Croácia nos quartos de final do Mundial Universitário
A Seleção Nacional Universitária está determinada a continuar o seu percurso vitorioso. O Selecionador, José Luís Mendes e Rafael Freire fizeram a antevisão à partida de amanhã.
Após uma fase de grupos impressionante, a Seleção Nacional Universitária de Futsal Masculina de Portugal está preparada para enfrentar a Croácia nos quartos de final do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2024. O confronto decisivo acontecerá no dia 14 de junho, pelas 9h15 portuguesas, com transmissão em direto no Canal 11 e em www.fisu.tv
Campanha na Fase de Grupos
Portugal dominou o Grupo B com vitórias convincentes:
- Portugal 8-3 Marrocos: Na estreia, a equipa portuguesa mostrou a sua força ofensiva, com destaque para Diogo Furtado, autor de quatro dos oito golos portugueses.
- Portugal 65-0 Emirados Árabes Unidos: Numa exibição histórica, Portugal estabeleceu três novos recordes, incluindo a maior goleada da história da competição.
- Portugal 9-0 Hong Kong: No último jogo da fase de grupos, Francisco D'Oliveira destacou-se com um hat-trick, no jogo onde Portugal garantiu a liderança do grupo B.
Declarações de Antevisão aos Quartos de Final
José Luís Mendes
José Luís Mendes, o Selecionador Nacional Universitário, refletiu sobre o favoritismo de Portugal: "Se somos favoritos, não sei. Temos trabalhado para ser uma equipa consistente, organizada e que jogue bom futsal. Se conseguirmos que isso aconteça, estamos sempre mais perto de ganhar. A fase de grupos foi o que foi. O nosso balanço dilatado de gols tem muito a ver com aquele segundo jogo com os Emirados Árabes Unidos, em que a diferença entre as duas equipas era abismal.
Agora vamos entrar na fase a eliminar, que é a fase decisiva da competição. Vamos enfrentar uma Croácia, que é muito forte, uma equipa muito bem organizada, com bons princípios de jogo e atletas fisicamente muito bem constituídos. Vai ser um jogo equilibrado em que qualquer equipa pode vencer."
Sobre as fragilidades defensivas da Croácia (um adversário que marca bastantes golos, mas também demonstra fragilidades defensivas, com 13 golos sofridos em três jogos), Mendes comentou: "O resultado pode indicar fragilidades defensivas, mas ao analisar os jogos, percebemos que a Croácia foi algo infeliz no jogo com a Ucrânia. Eles foram fortíssimos e a Croácia acabou por estar a perder por 8-0 ao intervalo, o que não espelha a verdadeira diferença entre as equipas. Amanhã, ambas as equipas vão querer ganhar, e com certeza que será um jogo bastante difícil."
Rafael Freire
O atleta abordou a recente forma da equipa: "A equipa encontra-se bem, confiante. Temos trabalhado jogo a jogo, treino a treino. Os resultados na fase de grupos foram bons, mas agora é uma fase a eliminar, por isso será muito mais difícil."
Ao antecipar o próximo adversário, Freire afirmou: "Esperamos uma Croácia forte, um jogo bem disputado. Eles são muito fortes fisicamente, então temos que entrar bem no jogo para mostrar a nossa posição desde o início."
Quando questionado sobre o possível favoritismo de Portugal na competição, Freire respondeu: "Todos os que passaram à próxima fase são adversários a ter em consideração. Se passaram da fase de grupos, têm os seus valores. Temos que ter cuidado com todas as equipas e pensar jogo a jogo, que é o mais importante."
Com três vitórias em três jogos e um recorde de gols impressionante, a seleção portuguesa está determinada a continuar a sua caminhada vitoriosa e alcançar o topo do Mundial Universitário de Futsal 2024.
Portugal, caso se qualifique para as meias-finais, irá defrontar o vencedor do jogo entre a Ucrânia e Marrocos, no dia 15 de junho.
Os restantes jogos dos oitavos de final
França x Croácia
Brasil x Arábia Saudita
Ucrânia x Marrocos
O Mundial Universitário é transmitido em direto em www.fisu.tv e em diferido no Canal 11. Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.