Segundo dia com decisões nas fases de grupos
Decorreu esta terça-feira o dia dois da primeira semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Viana do Castelo 2023. No andebol feminino ficaram apuradas as equipas que irão disputar as primeiras meias-finais da edição 2022/2023.
No andebol feminino, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) venceu a Universidade de Lisboa (ULisboa) por 25 -13 e a Universidade do Porto (U.Porto) venceu a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) por 20-17. Nos jogos de acesso à final as aveirenses defrontam as minhotas e as lisboetas terão pela frente as vice-campeãs de 21/21, as estudantes-atletas da academia do Porto. Os jogos decorrem esta quarta-feira, no Pavilhão David Freitas.
No basquetebol masculino, a Associação Académica de Coimbra (AAC) venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) por 52-50, a AAUMinho superou a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 69-43, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) venceu o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco) por 50-41 e a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) venceu o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) por 74-55.
No futsal masculino, a AAUMinho goleou a Associação de Estudantes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL) por 8-0, e o IPVC empatou com a AEFADEUP (3-3). No grupo B, a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) venceu a AAC por 3-1 e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) venceu a Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMaia) por 2-1.
No voleibol feminino a AAUMinho venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) por 2-0 (25-12; 25-16), a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) ganhou no jogo frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) por 2-0 (25-23; 27-25), a AAUAv venceu a AEFCT por 2-0 (25-12 e 25-16) e a Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (AEPortucalense) venceu à equipa anfitriã, o IPVC, por 2-0 (25-21 e 25-19).