Sala esgotada para assistir à atribuição de nove Bolsas de Educação Jogos Santa Casa
O Museu Nacional do Desporto encheu para assistir á entrega das Bolsas de Educação dos Jogos Santa Casa, no dia 7 de fevereiro, aos estudantes-atletas que conciliaram um bom resultado desportivo na Universíada de Taipé com um bom desempenho académico no ano letivo 2016/2017.
Francisco Belo, Nuno Borges, Samuel Barata, Mara Ribeiro, Mariana Esteves, Inês Romero, Diana Abrantes, Alexandre Pereira e Bernardo Martins foram os estudantes-atletas agraciados com uma Bolsa de Educação no valor de 1000 euros.
Estes nove atletas eram representativos das modalidades de atletismo, ténis, judo, ginástica artística e voleibol, tendo todos eles obtido medalhas ou diplomas, fruto de uma classificação até ao oitavo lugar.
Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, salientou na sua intervenção a “possibilidade de podermos dar o nosso contributo ao desenvolvimento e ao crescimento do país”, destacando que “para isso muito contribui a prática desportiva”.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa referiu ainda que “escolher as duas carreiras, significa muito esforço pessoal, mas no fundo é um exemplo de empenho e dedicação que esta cerimónia simboliza”, mostrando o comprometimento da Santa Casa com esta parceria.
Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, salientou a importância da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, pelo “compromisso e suporte diariamente demonstrado ao desporto português”, abordando a chegada ao desporto universitário, que a FADU pretende que “seja um pontapé de saída para uma relação cada vez mais forte e coesa entre o desporto universitário e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.
Numa palavra aos estudantes-atletas distinguidos, Daniel Monteiro disse ainda que “o país não pode desvalorizar e esquecer tao ilustres exemplos”, que conciliam diariamente os bons resultados desportivos com uma carreira académica de sucesso.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor marcou também presença na cerimónia, onde pediu que estes estudantes-atletas sejam também embaixadores, promovendo uma maior participação de estudantes no desporto e uma maior participação de desportistas no Ensino Superior.
Já o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, abordou o trabalho do executivo na valorização do estatuto estudante-atleta, em cooperação com o Ministério do Ensino Superior, tendo ainda dito que “os alunos que frequentam as Unidades de Alto Rendimento é superior à média geral dos restantes estudantes”, provando assim o sucesso da conciliação das duas carreiras.
A cerimónia de atribuição das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa decorreu no Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz e foi conduzida pelo ex-basquetebolista Miguel Minhava, que participou na Universíada de Izmir em 2005 e que partilhou também uma parte da sua experiência pessoal como estudante-atleta.