250 atletas lutaram por 32 títulos nacionais universitários no CNU de Atletismo "Outdoor"
Perto de 250 atletas disputaram o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo em Pista Ar Livre, no dia 14 de maio, em Faro, tendo sido atribuídos 32 títulos nacionais universitários, num dia em que foram batidos seis recordes nacionais universitários em “outdoor”.
Nas “disciplinas técnicas”, Carolina Pandeira, da Associação Académica da Universidade de Aveiro e Paulo Conceição, da Universidade Nova de Lisboa, venceram no salto em altura, enquanto no salto em comprimento, Ivo Tavares, da Universidade do Porto e Teresa Vaz Carvalho, da AE da Escola Superior de Comunicação Social, foram os vencedores.
Já no triplo salto, os campeões nacionais universitários são Suzana Cruz e Oleksandr Lyaschenk, ambos do Instituto Politécnico de Leiria. No salto com vara, a olímpica Marta Onofre venceu em femininos e Diogo Ferreira, em masculinos, também eles oriundos do mesmo clube, a AA da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Nos lançamentos, no dardo, Cláudia Ferreira, da U. Porto e Tiago Aperta da AE da Universidade Europeia, conquistaram a medalha de ouro, enquanto no peso, Diana Hernandez, da AAUAv e Daniel Santiago, da AE do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, foram os vencedores.
No disco, Juliana Pereira, da AEESCS e Alexandre Almeida, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, foram os primeiros classificados, enquanto no martelo, a Universidade do Porto venceu as duas variantes por intermédio de Francisco Costa e Mariana Pinto.
Nas provas de velocidade, Pedro Vila Cova, da U. Porto venceu os 100m barreiras, enquanto nos 110m barreiras foi Eva Vital, da AAULHT, a conquistar a medalha de ouro. Nos 100m, Diogo Antunes, da AE do Instituto Superior de Economia e Gestão e Ana Moreira, da AE da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sagraram-se os novos campeões nacionais universitários. Por fim, nos 400m, Jorge Colaço, da NOVA e Cátia Azevedo, também ela atleta olímpica e em representação da AE da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, foram os vencedores.
Nas provas de maior distância, Gonçalo Casimiro, da NOVA e Amélia Vitorino, da AE da Faculdade de Motricidade Humana, venceram os 1500m, enquanto Filipe Fraqueiro, da AAUBI e Daniela Sousa, da U. Porto, venceram os 3000m obstáculos.
Nos 5000m, os vencedores foram Ana Lopes, também da U. Porto e Filipe Vitorino, do Instituto Politécnico de Santarém, enquanto nos 10000m marcha, Laura Leal, da AA da Universidade do Algarve e Amaro Teixeira, da AAUBI, conquistaram o primeiro lugar da classificação.
Para encerrar a competição, a prova de estafetas foi vencida, em masculinos, pelo Instituto Politécnico de Leiria e em femininos, pela Universidade do Porto.
Com estes resultados, o troféu coletivo foi conquistado pela Universidade do Porto, que relegou o Instituto Politécnico de Leiria para o 2º lugar e a Universidade Nova de Lisboa para o 3º lugar.
O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo – Pista Ar Livre contou com a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve e disputou-se em Faro.