FADU inaugurou Casa do Estudante-Atleta e Museu
No domingo, grande parte do universo do desporto universitário rumou a Aveiro para a inauguração da Casa do Estudante-Atleta e do Museu do Desporto Universitário Português da FADU. Dezenas de pessoas visitaram o edifício, que nos últimos meses foi alvo de melhorias e que acolhe agora parte da estrutura profissional da FADU e tem um espaço onde é contada a história da federação.
A inauguração teve início com o descerrar da placa, ato simbólico que contou com a presença do presidente que cessou funções nesse dia, André Reis, do presidente que viria a ser empossado no mesmo dia, Ricardo Nora, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
Após o descerrar da placa, a Casa do Estudante-Atleta da FADU abriu portas, numa visita guiada pelo museu, onde estão patentes muitos dos momentos marcantes da FADU. As participações internacionais e respetivas conquistas, a organização das competições nacionais, a evolução dos troféus nacionais atribuídos pela FADU desde 1990, os principais momentos da história institucional e as distinções recebidas, podem agora ser revisitados neste espaço. No museu há ainda um espaço multifunções com aparência de balneário onde são distinguidos agentes desportivos com resultados desportivos internacionais de grande relevo.
No final, André Reis e Paulo Jorge Ferreira falaram da parceria entre a FADU e a Universidade de Aveiro (que cedeu o espaço da Avenida de Santa Joana para a edificação destes projetos), dos frutos que está a colher, nomeadamente como mostra de que a descentralização é possível e importante para levar o desporto a todos os cantos do País.