Braga 2019 despede-se com duas medalhas para o Minho: bronze e mérito
Braga despediu-se da edição 2019 do Campeonato Europeu Universitário de futsal com a cerimónia de encerramento que decorreu na noite desta terça-feira. No Campus de Gualtar da Universidade do Minho, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, aproveitou a ocasião para entregar a medalha de honra ao mérito desportivo da universidade minhota.
‘Estamos aqui para celebrar o desporto mas também a Universidade do Minho. Celebram-se o mérito, a lisura, a competitividade mas também a civilidade’ começou por dizer o ministro, sublinhando a importância das carreiras duais. ‘O estudo e o desporto não são concorrentes, são coincidentes’, afirmou, chamando a palco o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e o presidente a Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, para receber a distinção. ‘Estimulamos a participação dos nossos estudantes nos eventos desportivos nacionais e internacionais’, referiu o reitor da universidade minhota, ao receber a distinção.
‘Tenho a certeza de que a EUSA e a FADU reconhecem o êxito da organização deste europeu’, disse o presidente da AAUM em jeito de balanço, agradecendo a confiança para a organização do evento e reafirmando a certeza de que todos construíram ‘grandes memórias’ nesta edição do europeu de futsal.
Ao palco subiram para preencher os lugares do pódio feminino a Universidade Pedagógica Nacional de Dragomanov (Ucrânia), em 1º lugar, a Universidade de Munster (Alemanha), em 2º lugar, e a Universidade de Murcia (Espanha), em 3º lugar. No masculino, os campeões foram os espanhóis da Universidade de Málaga, em 2.º lugar ficou a Universidade Nacional V.N. Karazin (Ucrânia) e com o bronze ficou a equipa portuguesa da AAUM/Universidade do Minho.
Outros prémios atribuídos na cerimónia de encerramento:
Futsal feminino
Fairplay: U.Porto/Universidade do Porto
Melhor guarda-redes: Ana Garde (Universidade de Murcia – Espanha)
Melhor marcadora: Anna Shulha (Universidade Pedagógica Nacional de Dragomanov - Ucrânia)
Melhor jogadora: Elisabet Bonet (Universidade de Murcia – Espanha)
Melhor cinco: Ana Garde (Universidade de Murcia – Espanha), Anna Shulha (Universidade Pedagógica Nacional de Dragomanov - Ucrânia), Elisabet Bonet (Universidade de Murcia – Espanha), Tomislava Matijevic (Universidade de Zagreb – Croácia) e Zaliia Gazimova (Universidade Ural Federal – Rússia).
Futsal masculino
Fairplay: Universidade de Kiel (Alemanha)
Melhor guarda-redes: Gonzalo Ruiz (Universidade de Málaga)
Melhor marcador: Miguel Fernandez (Universidade de Málaga)
Melhor jogador: Jvarashvili Vakhtangi (Universidade Estatal de Tbilisi)
Melhor cinco: Gonzalo Ruiz (Universidade de Málaga), Miguel Fernandez (Universidade de Málaga), Jvarashvili Vakhtangi (Universidade Estatal de Tbilisi), João Abreu (AAUM – Universidade do Minho) e Yaroslav Lebid (Universidade Nacional V.N. Karazin - Ucrânia).