FADU indica Francisca Laia para prémio de melhor atleta universitária mundial
A Federação Académica do Desporto Universitário indicou o nome de Francisca Laia, da canoagem, para o prémio de Melhor Estudante-Atleta mundial, correspondente ao ano de 2016. O galardão será entregue na gala da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) em Agosto, durante a Universíada de Taipé.
Em 2016, Francisca Laia sagrou-se Campeã Mundial Universitário em K1 200m e K2 500m, tendo ainda obtido uma medalha de prata em K2 200m, no mundial universitário que decorreu em Montemor-o-Velho.
A par disso, em 2016, Francisca Laia garantiu também a sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde atingiu o 16º lugar em K1 200m, na sua primeira participação em Jogos Olímpicos, com apenas 22 anos.
Francisca Laia é estudante de medicina na Universidade de Coimbra, estando atualmente a realizar o programa Erasmus em Palermo, Itália.
Para além dos títulos mundiais universitários e da participação nos Jogos Olímpicos, onde atingiu a final B, a indicação da FADU justifica-se também pela “grande promessa internacional” que representa a canoísta portuguesa.
Já em 2015, Francisca Laia tinha dado excelentes sinais ao conquistar um 2º lugar no Campeonato do Mundo de Sub23 e um 3º lugar no Campeonato Europeu do mesmo escalão, para além de ter vencido uma Taça do Mundo em K4 200m.
O galardão de Melhor Estudante-Atleta do mundo vai ser atribuído na gala da FISU em Agosto deste ano, durante a Universíada de Taipé, o maior evento multi-desportivo mundial universitário.