Portugal termina mundial universitário de canoagem com oito medalhas
No terceiro e último dia do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, os estudantes-atletas portugueses conquistaram mais duas medalhas para Portugal. Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha sagraram-se vice-campeões mundiais universitários em K2 500m, e ao primeiro juntaram-se Iago Bebiano, Rúben Boas e Rafael Oliveira para subir ao segundo lugar do pódio dos K4 500m.
Ainda este domingo, Mafalda Germano, Regina Oliveira, Inês Brandão e Inês Costa ficaram em sétimo lugar em K4 500m, Júlio Lopes entrou em prova em C1 1000m e C1 500m, tendo ficado em oitavo lugar em ambas as provas, Sara Sotero ficou em quinto lugar em K1 500m, Ricardo Coelho e Diogo Evangelista ocuparam o sétimo posto em C2 1000m e Sara Sotero e Inês Brandão ficaram em quarto lugar nos K2 500m.
Nos dias anteriores já Inês Penetra (bronze nos C1 200m), Iago Bebiano, Rúben Boas, Gonçalo Gonçalves e Pedro Casinha (prata nos K4 200m), Mafalda Germano, Sara Sotero, Inês Brandão e Inês Costa (prata nos K4 200m), Pedro Casinha (ouro nos K1 200m), Mafalda Germano e Inês Costa (prata nos K2 200m) e Iago Bebiano e Rafael Oliveira (bronze nos K2 200m) tinham subido ao pódio.
A comitiva portuguesa sai de Bydgoszcz com um total de oito medalhas e igualou a melhor participação de sempre na competição da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), que remontava à participação em Montemor-o-Velho, em 2016. O medalheiro de Portugal na canoagem conta com uma medalha de ouro, quatro de prata e três de bronze, conquistadas neste ano de 2022. Esta participação encerrou a época desportiva internacional da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Todos os resultados podem ser consultados aqui.