22º CMU Andebol 2014: Largo da Oliveira encheu para a Cerimónia de Abertura
O 22º Campeonato Mundial Universitário de Andebol arrancou ontem em Guimarães, com a Cerimónia de Abertura no Largo da Oliveira, à qual se juntaram, para além dos participantes, centenas de pessoas que não quiseram perder o início deste grande evento desportivo internacional.
Foi numa Praça repleta de cor que os participantes dos quatro cantos do mundo, bem como muitos curiosos, marcaram a sua presença, dando as boas vinda ao Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2014.
A cerimónia abriu com o canto do hino de Portugal, durante o qual foi hasteada a bandeira nacional. Seguiu-se o desfile das 15 comitivas participantes, com Portugal a fechar o cortejo como equipa anfitriã do evento.
O Presidente do Comité Organizador, Carlos Videira, subiu ao palco para dar as boas vindas aos participantes. Videira falou do trabalho árduo que foi a preparação do evento, realçando a dedicação de todos para que a competição tenha o sucesso a que já habituaram em todas as suas organizações. “Esta é, mais uma vez, uma grande oportunidade para demonstrarmos a nossa qualidade” referiu.
O Vice-presidente da Camara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha falou em nome do município e abriu as “portas” da cidade aos participantes do campeonato. Portilha agradeceu a “oportunidade” que deram a Guimarães para ser palco do evento.
Kemal Tamer, membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) agradeceu à cidade e à organização por receberem este mundial. “Aproveitem esta oportunidade para conhecer as pessoas e o local e para competir ao mais alto nível”, aconselhou aos participantes.
O Reitor, Antonio Cunha abriu, oficialmente, o evento, dando também as boas vindas a todos os participantes desejando a todos “sucesso, muito entusiasmo e fair play”.
O hastear da bandeira da FISU, acompanhada do respetivo hino, abriu, oficialmente, o Campeonato que decorre até ao próximo domingo, dia 10 de agosto.
Ainda na Cerimónia, realizou-se o juramento dos representantes dos atletas e dos árbitros. A fechar, as atuações do grupo de ginástica acrobática Acro Clube da Maia e do grupo de percussão Bomboémia.