Quatro equipas apuradas para a fase final no futsal masculino
As associações académicas da Universidade do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro e os politécnicos de Leiria e Coimbra foram as equipas de futsal masculino que conseguiram apurar-se para a fase final do Campeonato Nacional Universitário na edição de 2020/2021. O apuramento decorreu nos últimos três dias nas Caldas da Rainha e em Braga.
'Estamos muito contentes porque o Politécnico de Coimbra não costuma ir à fase final, pelo menos no que toca ao futsal, e o facto de termos passado só com vitórias deixa-nos muito motivados, ainda por cima num ano em que se nota que todas as universidades aumentaram a qualidade', disse Alexandre Conde, capitão da equipa conimbricense, que se apurou em primeiro lugar na zona sul de apuramento. Marcelo Conceição, que alinhou pelo P.Leiria, foi o espelho da equipa após a passagem à fase final. 'Foi uma jornada muito intensa e que exigiu muito de nós. Fiquei muito surpreendido e satisfeito com os mais novos da equipa porque cumpriram tudo o que lhes foi pedido e integraram-se muito bem. O balanço é bastante positivo, deu para sentir que estamos todos a remar para o mesmo lado e que temos um propósito e uma reputação a manter. No fim fomos todos recompensados com o apuramento à próxima fase e é sempre um prazer representar esta instituição. Estão todos de parabéns e que venha a fase final!'
Com o primeiro lugar da zona de apuramento norte assegurado pela equipa da AAUM, Nuno Silva, guarda-redes e capitão dos minhotos, mostrou-se satisfeito com a presença nas grandes decisões da época. 'Apesar de ser uma competição num ano atípico, olhamos para esta jornada concentrada de uma forma positiva, com muitos elementos novos na equipa, mas que vieram acrescentar muita qualidade ao nosso jogo. Os jogos foram sempre equilibrados e com jogadas até ao último minuto. Neste apuramento foi notório o crescimento da modalidade ao longo destes últimos anos, quer ao nível federado, quer ao nível universitário. Relativamente à fase final, a AAUM só tem um objetivo: ser campeã nacional universitária. Estamos preparados para tudo e queremos levantar o troféu na Covilhã!' A norte, a AAUTAD foi outra das equipas que fez a festa. 'É uma felicidade enorme passar à fase final, estávamos num grupo muito difícil e sabíamos que o apuramento ia ser complicado, mas com o esforço e entrega de todos conseguimos alcançar o objetivo do apuramento que já nos fugia há alguns anos. Agora resta-me felicitar todas as equipas que passaram e desejar sucesso a todos os intervenientes', frisou, com fairplay, João Sena, estudante-atleta pela academia transmontana.
A atual equipa campeã nacional universitária é a Associação Académica de Coimbra, que venceu a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) na final por 3-2 em 2019. Excluída da corrida para a renovação do título, resta agora saber que equipa lhe sucederá.
Resultados apuramento norte:
AAUTAD 1 - 4 AAUM
AAUAv 9 - 2 IPVC
AAC 0 - 3 AAUTAD
AAUM 5 - 4 AAUAv
AAC 11 - 0 IPVC
AAUTAD 3 - 2 AAUAv
IPVC 1 - 14 AAUM
AAUAv 1 - 1 AAC
IPVC 2 - 9 AAUTAD
AAUM 2 - 0 AAC
Resultados apuramento sul:
AAUE 1 - 3 P.Leiria
AAIPPortalegre 2 - 6 IPC
IPCBranco 6 - 4 AAUE
P.Leiria 4 - 3 AAIPPortalegre
IPCBranco 1 - 2 IPC
AAUE 4 - 2 AAIPPortalegre
IPC 2 - 0 P.Leiria
AAIPPortalegre 4 - 8 IPCBranco
IPC 4 - 1 AAUE
P.Leiria 2 - 1 IPCBranco