Nacional de Judo juntou cerca de uma centena de estudantes-atletas em Cernache
O Pavilhão do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, recebeu este domingo o Campeonato Nacional Universitário de Judo, onde foram apurados os primeiros 14 campeões nacionais universitários da época 22/23. A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) venceu o troféu coletivo.
No feminino, as vencedoras foram, na categoria <48 kg, Raquel Brito da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade (AEFA), <52 kg, Joana Diogo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), <57 kg, Mafalda Ezequiel da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana(AEFMH), <63 kg, Margarida Brás da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL), <70 kg, Carolina Sacavém da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), <78 kg, Patrícia Sampaio da NOVA e >78 kg, Rochele Nunes da Associação Académica do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (AEISCE). No masculino, os vencedores foram, na categoria <60 kg, Ricardo Pires da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde Egas Moniz (AEESSEM), <66 kg, Bernardo Fernandes da Associação Académica de Coimbra (AAC), <73 kg, Lucas Lacerda da AEFMH, <81 kg, Filipe Almeida da AEIST, <90 kg, Eduardo Silva da Universidade do Porto (U. Porto), <100 kg, Max Mazyar da AEIST e >100 kg, Vicente Rovira da AAC. A competição contou com a participação de cerca de uma centena de estudantes-atletas.
Nas cerimónias protocolares marcaram presença o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, e a vice-presidente, Beatriz Leandro, no primeiro evento oficial após a tomada de posse para o biénio 22/24. Fizeram também entregas de medalhas Raúl Valente, membro da direção da Federação Portuguesa de Judo, o treinador da Seleção Nacional de Judo, Marco Morais, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Judo, Nuno Carvalho, e o presidente da Associação de Árbitros de Judo de Portugal, Francisco Gaitinha.