Um ponto decidiu Campeão Nacional Universitário de Natação
Apenas um ponto separou a Universidade do Porto da Universidade Nova de Lisboa na disputa pelo troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário de Natação em piscina curta, que se disputou no dia 11 de março, em Braga.
A Universidade do Porto somou 130 pontos, superiorizando-se assim à Universidade Nova de Lisboa que somou 129 pontos. A medalha de bronze foi conquistada pela Associação Académica da Universidade do Minho, com 119 pontos.
Nas variantes em disputa, nos 50m livres, Adriana Castro, do Politécnico do Porto e Alexandre Lages Ribas, da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, conquistaram o lugar mais alto do pódio, com Adriana Castro a repetir a façanha nos 50m mariposa. Na vertente masculina dos 50m mariposa o vencedor foi Nuno Graça, da Universidade do Porto.
Nos 50m bruços, Carolina Matos, do Instituto Politécnico de Santarém conquistou o ouro, título conquistado por Gonçalo Santos, da U. Porto, em masculinos. Nos 50m costas a mais recente campeã nacional universitária é Francisca Azevedo, da Universidade Nova de Lisboa e João Pontes, da AAUM.
Na distância de 100m livres, Rosa Oliveira, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e Alexandre Lages Ribas (pela segunda vez), conquistaram o lugar mais elevado do pódio, enquanto na mariposa os vencedores foram Ana Rodrigues, da Associação Académica da Universidade de Aveiro e Miguel Bras Sérgio, da Associação de Estudantes do ISCSEM.
Nos 100m bruços, Catarina Costa Sequeira, da NOVA, conquistou a medalha de ouro, medalha também conquistada por Filipe Carmo Santos, da Associação de Estudantes do ISEP, em masculinos. Nos 100m costas, Francisca Azevedo (pela segunda vez), conquistou o ouro, com João Laranjeira, da AAUAv, a conquistar o título masculino.
Nos 200m estilos, Vânia Neves, olímpica, da Universidade do Porto, venceu o título nacional universitário, bem como João Santos, da AAUAv. Vânia Neves repetiu a proeza nos 400m livres, que na vertente masculina foi conquistada por Rúben Morim, da Associação de Estudantes do ISEP.
Nas estafetas, a NOVA conquistou o título nos 4x50m livres, conquistando também o 1º lugar em 4x50 estilos, em femininos, enquanto a Universidade do Porto conquistou a medalha de ouro nas mesmas categorias, respetivamente, mas em masculinos.
Neste Campeonato Nacional Universitário de Natação em piscina curta participaram 132 atletas e foram batidos seis recordes nacionais em campeonatos universitários, todos eles na vertente feminina. Os 50m livres, 50m bruços, 100m livres, 100m costas, 100m bruços e 4x50 estilos registam assim novas marcas no mundo universitário nacional.
O Campeonato Nacional Universitário de Natação em piscina curta, decorreu no dia 11 de março, na Piscina da Rodovia, em Braga e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho, no ano em que Braga é Cidade Europeia do Desporto.