CNU Escalada Boulder: Equipas do Porto dominam participação
Vitória Rezende, da Universidade do Porto (U.Porto), e João Dias Sabugueiro, do Instituto Politécnico do Porto (IPP), sagraram-se campeões nacionais universitários de Escalada Boulder numa competição marcada pela forte presença das equipas da cidade invicta.
No feminino, apenas duas estudantes-atletas, precisamente dos dois clubes do Porto, estavam a competir. Vitória Rezende e Maria Helena Silva (IPP) disputaram o ouro, inicialmente, na eliminatória e depois na final. Em ambas as provas, Vitória foi quem conseguiu melhor prestação – primeiro por chegar ao topo mais uma vez que a adversária (quatro) e depois por acumular mais um bónus (três) do que Maria Helena. Estava assim decidido que seria Vitória Rezende a conquistar o título da época 2015/16.
No masculino, estavam presentes 11 estudantes-atletas de três clubes – U.Porto, IPP e Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). Depois da primeira ronda, apuraram-se os seis melhores, entre os quais três eram da U.Porto e outros três do IPP, com uma disputa renhida pelo 1º lugar entre Manuel Carvalho (IPP) e João Dias Sabugueiro.
A ronda final deu a vitória ao estudante-atleta do Politécnico do Porto que precisou de menos tentativas para os bónus do que Manuel Carvalho, uma vez que todos os outros critérios foram iguais. João Dias Sabugueiro detém o título em Escalada Dificuldade da época 2014/15. Em 3º lugar ficou João Barbosa, também do IPP.
Esta prova, cumulativamente com as vertentes de Dificuldade e Velocidade, contam para o título coletivo da modalidade.