II TA Andebol (f/m): Mais 7 para a Maia!
Guimarães foi palco do último Torneio de Apuramento de Andebol, organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho, quando estamos cada vez mais perto das Fases Finais. Nos dias 19 e 20, 8 equipas masculinas, divididas em dois grupos, e 5 coletivos femininos, num grupo único, procuraram o seu lugar na Maia.
No masculino, ao chegarem às meias-finais do TA, a AAUM, a AAC, a AAUAv e a AAUBI garantiram a presença nas Fases Finais, no próximo mês de abril.
No final das contas, os minhotos foram mais fortes e bateram a equipa de Aveiro com a diferença de apenas um golo (11-10), num jogo bastante equilibrado, que mostrou as potencialidades dos dois coletivos.
A disputa pelo 3º lugar também foi muito renhida entre a Académica de Coimbra e a Beira Interior. Com um empate (13-13) no fim do tempo regulamentar, foi nos livres de 7 metros que os “ubianos” venceram o jogo (18-17).
No feminino, a AAUAv e a AAC foram os coletivos em destaque. A Académica de Coimbra mostrou a sua superioridade ao vencer todos os jogos deste TA.
As aveirenses não se deixaram ficar e ganharam três dos quatro jogos que tinham pela frente, perdendo pontos apenas contra a principal rival.
O IPLeiria, 1ª classificada no I TA, não foi além da 3ª posição, com 2 vitórias, frente à AAUTAD (18-7) e à AAUE (17-16), e 2 derrotas, contra a AAC e a AAUAv com o mesmo resultado 12-13.
Na classificação geral, ficaram apuradas para as Fases Finais, as equipas femininas de Leiria, Aveiro e Coimbra, e os coletivos masculinos da AAUM, da AAC, da AAUAv e da AAUBI.
“O Desporto Universitário é uma oportunidade de continuar a praticar o meu desporto preferido”
Alcides Cordeiro tem 40 anos e é capitão da equipa de Andebol do IPLeiria.
Há 4 anos no Desporto Universitário, o atleta admite que o que o fez representar as cores deste clube, foi “o bichinho de ter jogado a nível federado durante muitos anos”.
“O Desporto Universitário é uma oportunidade de continuar a praticar o meu desporto preferido, com o espirito de camaradagem e de convívio que se sente nestes eventos”.
Alcides Cordeiro garante que o seu principal objetivo é “fazer uma boa prestação”, tendo em conta que “o entusiasmo para participar vem da competitividade, cada vez maior, destes torneios”.
Quanto à prestação do IPLeiria na competição, o jogador afiança que o clube apresentou “a melhor equipa dos últimos quatro anos” e, por isso, tinha “a ambição de passar à Fase Final”.
“Esperávamos mais, mas, desde que cheguei ao Desporto Universitário, que calhamos sempre no grupo da AAUM o que, à partida, nos dificulta muito a vida.
Temos uma equipa competitiva e jogamos taco a taco com as melhores, mas não foi suficiente”, explica Alcides Cordeiro.
Em relação à continuação da sua presença no Desporto Universitário, o atleta garante que não vai “estorvar nem fazer número”.
“Enquanto puder dar o meu contributo para o grupo e enquanto eu for bom para fazer este elo de ligação entre os que vão chegando e os que vão saindo, vou continuar na equipa”, concluiu.