FADU e CPP convidam à inclusão através do desporto adaptado na UTAD
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em conjunto com a Associação Académica local, uniram-se para levar a cabo, esta quinta-feira, o ‘Dia Paralímpico na UTAD’, um dia que tem em agenda a promoção e divulgação do desporto adaptado aos estudantes do ensino superior.
Ao longo do dia haverá lugar para assistir ao colóquio ‘Movimento Paralímpico’ com início marcado para as 10 horas, com discursos de abertura do presidente da Associação Académica da UTAD, José Pinheiro, do presidente da FADU, Daniel Monteiro, do presidente do CPP, José Manuel Lourenço e do reitor da UTAD, António Fernandes. O atleta paralímpico Mário Trindade, o treinador João Amaral Mendes e o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, serão os oradores, com a moderação de Eduarda Coelho, docente da UTAD.
Da parte da tarde, a partir das 14 horas, toda a comunidade académica da UTAD e toda a população de Vila Real poderão testar as várias modalidades adaptadas à prática de desporto por parte de pessoas com deficiência, entre elas atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, voleibol sentado, ténis em cadeira de rodas, judo e ténis de mesa.
Este será o primeiro passo após o protocolo assinado em 2017 entre a FADU e o Comité Paralímpico de Portugal e que visa iniciativas do género, com o objetivo de cimentar a inclusão através do desporto.