Universidade do Porto festejou a conquista do troféu coletivo
Decorreu este fim de semana o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo pista ar livre, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e no Centro Nacional de Lançamentos de Leiria, onde a Universidade do Porto (U.Porto) conquistou o troféu coletivo, título que renovou uma vez mais esta época. A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) ficou em segundo lugar e a Associação Académica de Coimbra (AAC) obteve o troféu de bronze.
No primeiro dia de competição, Irina Rodrigues, da AAC, bateu o recorde nacional universitário no lançamento do disco (62.95), Oleksandr Lyashchenko, da AAULHT, no triplo salto (15.15) e Francisca Cantante, da AAC, bateu recorde nos 1500m (04:27.63).
No segundo dia de provas em Leiria, foi a vez de Henrique Eugénio, da AAUAv, bater o recorde nos 400m barreiras com 56.49, tendo Débora Quaresma da AEESEL batido o recorde no lançamento do peso com 14.78. No lançamento do dardo, Cláudia Ferreira da U.Porto bateu o recorde com 47.83. Nos 800m feminino, Salomé Afonso, estudante-atleta pela Universidade Nova de Lisboa, bateu o seu próprio recorde, com 02:07:00, e no masculino foi Jorge Pereira da U.Porto a consegui-lo com 01:53.57. Rafael Jorge da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana entrou no lote de recordes ao conseguir a melhor marca universitária nos 200m masculino (21.25).
O campeonato, transmitido em direto no facebook da FADU durante os dois dias de competição, reuniu dezenas de estudantes-atletas e contou com a organização local do Instituto Politécnico de Leiria.
Todos os resultados podem ser consultados aqui.