Assembleia Geral Extraordinária: Revisão dos Estatutos e renúncia do Presidente da MAG
No dia 16 de outubro teve lugar uma Assembleia Geral Extraordinária da FADU, no Auditório do Centro de Medicina Desportiva, em Lisboa. A reunião ficou marcada pela revisão dos estatutos e pela renúncia ao mandato do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bruno Barracosa.
A abrir a sessão, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, fez um resumo de tudo o que se passou na FADU desde a última Assembleia Geral, destacando a participação na Assembleia da EUSA, a conquista dos EUG18 para Coimbra e a atribuição dos prémios de melhor universidade para a AAUM/UMinho e de Federação Mais Ativa para a FADU.
Filipa Godinho realçou também as provas nacionais e internacionais que decorreram até ao final da época 2013/2014, com principal destaque para a conquista do título de Campeão Mundial de Andebol masculino, o sucesso da comitiva portuguesa e o número de voluntários portugueses presentes nos EUG14 e as organizações dos Campeonatos Mundiais de Voleibol de Praia e de Andebol.
A Presidente da FADU falou também do início da nova época, referindo-se à abertura de candidaturas para futuros Campeonatos Mundiais e Europeus Universitários e à nova plataforma de inscrições.
A Mesa da Assembleia Geral (MAG), por sua vez, informou todos os presentes do interesse da AEESTSP em ser associado, tendo em conta que a FADU abre todos os anos a inscrição de novos associados.
A revisão de estatutos foi feita ponto a ponto e as devidas alterações foram aprovadas por maioria. A MAG propôs algumas alterações, tendo em conta a exigência do novo regime jurídico das federações desportivas, e outras propostas foram também apresentadas pela Direção da FADU.
No final da ordem de trabalhos, o Presidente da MAG, Bruno Barracosa, encerrou a Assembleia Geral com a comunicação de renúncia ao mandato, deixando algumas palavras sobre o seu percurso na FADU até ao momento.
“Faz no dia 17 de outubro 4 anos que assumi as funções de Presidente da FADU, e em janeiro deste ano, assumi a Presidência da MAG. Quero agradecer a todos os que me acompanharam neste percurso, mas por razões pessoais vou ter de abandonar este cargo”, explicou.
Bruno Barracosa terminou o seu curto discurso com a certeza de que “não vou estar por aqui, mas vou andar por aí”.
Paulo Figueira, 1º Secretário, assume agora as funções de Presidente da MAG e Filipa Silva passa para 1º Secretário. A Mesa da Assembleia Geral irá designar, nos termos estatutários, um novo titular para o preenchimento do lugar de 2º Secretário.