Novos Órgãos Sociais FADU Portugal tomaram posse esta sexta-feira em Lisboa
A cerimónia de tomada de posse decorreu esta sexta-feira, pelas 18h00, na Tribuna do Estádio Nacional do Jamor.
A Federação Académica do Desporto Universitário iniciou um novo ciclo, esta sexta-feira, 8 de novembro, em Lisboa, com a tomada posse dos órgãos sociais da FADU para o mandato 2024/2025.
A cerimónia contou com a presença do atual e reeleito presidente, Ricardo Nora, assim como o Secretário de Estado do Desporto - Pedro Dias e também o Diretor-Geral do Ensino Superior - Joaquim Mourato, que fizeram parte dos discursos institucionais.
Entre os convidados presentes, também o Presidente do IPDJ, Ricardo Gonçalves e vários deputados à AR e dirigentes partidários marcaram presença, assim como com várias federações desportivas, entre elas as de Andebol, Atletismo, Canoagem, mas também com entidades como o Comité Paralímpico, a Confederação do Desporto, a Autoridade Antidopagem (ADOP), e a FISU – Federação Internacional do Desporto Universitário.
Na Tribuna Presidencial do Estádio Nacional do Jamor, dezenas de pessoas assistiram à cerimónia de tomada de posse, conduzida pelo reeleito presidente da Mesa da Assembleia Geral da FADU, Pedro Longo.
Além do presidente Ricardo Nora, tomou posse como administrador Francisco Garcia, e como vice-presidentes Diogo Braz, da Universidade de Coimbra, Sofia Jarreta da Universidade de Évora, Ana Caetano da Universidade do Porto, João Alves, da Universidade de Lisboa, Leonor Peixoto, da Universidade do Minho, Paulo Judite, da Universidade de Aveiro, e Sérgio Pereira, do Instituto Politécnico do Porto. Também os membros dos órgãos sociais do conselho fiscal, de disciplina e de justiça foram empossados na ocasião.
Após tomar posse, Ricardo Nora dirigiu-se aos presentes referindo que: “Este mandato será especialmente significativo para o desporto universitário português. A nível internacional, já em janeiro, teremos a honra de representar Portugal nos Jogos Mundiais Universitários de Inverno, em Turim, na Itália, e em julho, nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, na Alemanha. Estes que são os nossos verdadeiros jogos olímpicos universitários. São competições onde a expectativa é muito alta em termos de qualidade e quantidade de estudantes-atletas que terão condições para representar o nosso país.” – rematou.
Também ao nível da organização de eventos internacionais, o dirigente destacou a envolvência de Portugal durante ano de 2025, com três campeonatos europeus universitários, nomeadamente, de Ténis e Padel, em Coimbra, e de Andebol, na Covilhã, ambos a realizarem-se em julho.
Ricardo Nora reforçou ainda a aposta na acessibilidade desportiva para todos os estudantes: “Queremos promover uma cultura desportiva acessível a todos os estudantes. O desporto deve ser parte fundamental da vida de um estudante.” – acrescenta o dirigente.
Depois de tomar posse como presidente em 2022, Ricardo Nora e a sua equipa terão assim mais um mandato à frente da Federação Académica do Desporto Universitário.