Competições continuam a ser permitidas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, renovou o estado de emergência por mais 15 dias e, segundo regulamentação governamental, é permitida a prática de atividade física, em treino e em competição, também nos dias em que foram impostas maiores restrições.
As atividades competitivas e de treino de determinados atletas são equiparadas a atividades profissionais e podem decorrer, desde que sejam realizadas sem presença de público e seguindo as orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o artigo 30.º do decreto n.º 9/2020, ‘as atividades de treino e competitivas dos atletas de seleções nacionais das modalidades olímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino, bem como dos campeonatos internacionais, são equiparadas a atividades profissionais’. Esta equiparação vem permitir deslocações mesmo nos dias em que estão proibidas as deslocações entre concelhos e recolher obrigatório a partir das 15 horas, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, e a partir das 13 horas nos próximos dois fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro).
Até final de 2020 a FADU tem previstas competições de ténis (equipas), karting (individual) e xadrez (rápidas e semirrápidas individual), modalidades consideradas de baixo risco. Até ao momento foram realizados três campeonatos nacionais universitários (badminton, ténis de mesa e xadrez equipas).