CNU Ténis Pares: U.Porto de ouro nas três vertentes
Jogaram-se na passada semana as vertentes feminina, masculina e mista do Campeonato Nacional Universitário de Ténis Pares, das quais as duplas da U.Porto saíram vencedoras.
No feminino, apenas U.Porto e AAUM estavam em prova. Raquel Mateus e Rita Vilaça da cidade invicta garantiram a superioridade durante todo o confronto. 6-0 e 6-1 foram os resultados dos dois sets que garantiram às meninas da cidade invicta o ouro e a renovação do título de ambas. Beatriz Abreu e Nadezhda Belinska ergueram a prata com a camisola da AAUM.
No masculino, Fernando Moreira e Diogo Silva (U.Porto 2) iniciaram a sua senda vitoriosa ao ganharem à dupla da AAUBI 3, Harsh Hansraj e Matheus Moura (6-0), e da NOVA 1, Guilherme Rosa e George Corbett (4-6). Esta, por sua vez, estava a disputar o seu primeiro jogo, sendo logo reencaminhada para a ronda dos vencidos.
Fernando e Diogo encontraram os seus colegas de clube no último jogo antes da grande final. Diogo Calheiros e Bernardo Oliveira tinham alcançado a 3ª ronda de vencedores após não ter adversário na primeira e ganhar por 6-3 à dupla da AAUBI 1, Ricardo Brancal e Miguel Esteves.
Na 3ª ronda muito disputada, foi a dupla 2 quem garantiu o primeiro lugar na final, vencendo pro 7-5 Diogo e Bernardo. Estes encontraram a equipa da NOVA 1, que também tinha sido eliminada pela U.Porto 2 e que, entre os vencidos, conquistou um lugar na luta pelo 3º lugar. Este jogo terminou 6-3 a favor dos estudantes-atletas de Lisboa. Guilherme Rosa detinha até então o título de campeão nacional universitário que partilhava com Pedro Estevão.
Retomando a final, Marco Prata e Jorge Sousa da AAUM foram os segundos finalistas. Para trás, deixaram as duplas Videira/Rui da aeISEP (6-2) e João Botelho e André Flórido da U.Porto 3 (6-1). O court juntou então as duas equipas do Norte. 6-4 e 10-4 a favor da U.Porto 2 ditou que os ouros seriam de Fernando Moreira e Diogo Silva.
Por fim, na componente mista. Seis equipas de quatro clubes estavam distribuídas para iniciar a competição. Nadezhda Belinska e Marco Prata entraram com o pé direito com uma vitória por 6-2 a João Videira e Leonor Rothes da aeISEP, seguindo-se uma derrota (6-3) com a U.Porto 2, comporta por Raquel Mateus e Diogo Calheiros, que estavam a jogar o seu primeiro jogo desta vertente e se apuraram assim para a final.
A segunda equipa finalista foi descoberta após Bárbara Choon e Guilherme Rosa da NOVA terem-se juntado à U.Porto 1, com Rita Vilaça e Bernardo Oliveira, na 2ª ronda de vencedores. Para trás, os estudantes-atletas deixaram a equipa 2 da AAUM (Beatriz Abreu e Jorge Sousa), mas não conseguiram ultrapassar Rita e Bernardo (4-6).
A final foi então para discutir quem, dentro do mesmo clube, ergueria o ouro e quem ergueria a prata. Os resultados 5-7, 5-7 deram a vitória a Rita e Bernardo, sendo mais uma renovação de título para Rita Vilaça nesta competição.
Na luta pelo 3º lugar, Bárbara Choon e Guilherme Rosa ambicionavam o bronze para a NOVA, enquanto Beatriz Abreu e Jorge Sousa queriam uma terceira medalha nesta competição. 4-6 deu vantagem à NOVA e um lugar à direita dos campeões.
O CNU de Ténis Pares decorreu nos dias 27 e 28 de abril, na Covilhã, com a organização local da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.