“NOVA conquista título nacional universitário de badminton pela quarta vez e vai representar Portugal nos Jogos Europeus Universitários.”
Está encontrada a primeira campeã nacional universitária: a Universidade Nova de Lisboa venceu pela quarta vez a competição de Badminton (equipas e misto). Até sexta irão decorrer ainda os campeonatos de Ténis de Mesa (equipas), Ténis (equipas feminino e masculino) e Xadrez (semi-rápidas equipas – misto).
A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) conquistou o primeiro título nacional universitário deste ano letivo na modalidade de badminton equipas misto. A equipa composta por Mariana Chang, João Chang, Rita Fernandes, Mariana Afonso, Rodrigo Dias e Tiago Gouveia impôs-se na final à Associação Académica de Coimbra e irá representar o desporto universitário português nos Jogos Europeus Universitários, que se realizam na Hungria, em 2024.
Com esta conquista, a NOVA soma o quarto título consecutivo na competição. Uma alegria comprovada por Mariana Afonso, estudante de Mestrado Gestão na NOVA SBE, “uma sensação fantástica ganhar pela quarta vez consecutiva. Estamos muito contentes pela nossa conquista e por ir ao Europeu.” Sobre as ambições para a competição, “o nosso objetivo é chegar o mais longe possível. Ainda não sabemos os grupos, mas vamos dar o nosso melhor e elevar o nome da NOVA”.
Na final, a NOVA venceu por 4-0, deixando a AAC no segundo lugar (equipa composta por Hugo Fernandes, Kevin Selvarajah, Pedro Pedroso, Margarida Cabaço, Gabriela Melo e Inês Garcia. Na luta pelo terceiro lugar do pódio, a Universidade de Lisboa (U.Lisboa), com Diogo Monteiro, Mariana Leite, Marta Sousa e Miguel Pires, derrotou a Universidade do Porto (U.Porto) por 4-1.
Na entrega das medalhas marcaram presença Carlos Santos (Vice-Presidente FADU), José Castro (Coordenador Centro Desportivo Politécnico do Porto) e João Coelho (Vice-Presidente aeISEP);
O concentrado de equipas é uma organização da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em conjunto com a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) e o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO).