As reações dos Campeões Nacionais Universitários de Trail
Tânia Pereira, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e Filipe Fraqueiro, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) venceram o Campeonato Nacional Universitário de Trail, sagrando-se assim os primeiros campeões nacionais universitários da temporada. A FADU esteve à conversa com os dois.
Tânia Pereira – AAUAv
1 – Tinhas como objetivo a vitória no Campeonato Nacional de Trail ou as expetativas acabaram por ser superadas?
Quando entro numa competição, o meu objetivo é sempre dar o meu melhor e conseguir atingir o melhor resultado possível. Neste caso, não estava de todo à espera de alcançar este lugar, uma vez que o Trail não é a minha especialidade.
2 – Que balanço fazes da tua prova e da dificuldade do percurso?
Desde o início da prova fui gerindo o esforço, uma vez que só tinha feito um Trail curto e sabia que o desgaste neste tipo de provas é diferente do desgaste de uma meia maratona, por exemplo. O percurso também ajudou, uma vez que o percurso apresentava pouco declive em caminhos de terra e areias e passava também em estradas alcatroadas.
3 – O que é que o desporto universitário tem acrescentado ou acrescentou à tua vida académica?
Novas conquistas, novas experiências e o mais importante novas amizades!
Filipe Fraqueiro – AAUBI
1 – Tinhas como objetivo a vitória no Campeonato Nacional de Trail ou as expetativas acabaram por ser superadas?
Devo confessar que fui com o objetivo por lutar um lugar no pódio e como tal apontei para o primeiro lugar. À medida que a prova se foi desenvolvendo apercebi-me de que estava a liderar o CNU então começou a ser um questão de gerir a prova.
2 – Que balanço fazes da tua prova e da dificuldade do percurso?
Foi a primeira vez que fiz uma distância tão grande, um tempo de corrida tão vasto e ainda foi a minha estreia neste tipo de provas, trail. Tenho no entanto alguma experiência em meia maratona, porém a única coisa que é semelhante é a distância. Assim sendo penso que fiz uma boa prova onde foi fundamental gerir muito bem a distância. A prova em si teve um nível medio de dificuldade, quase sempre plano sendo que o que mais dificultou foi a areia.
3 – Ponderas participar em mais algum Campeonato Nacional Universitário esta temporada? Se sim, qual?
Pondero participar nos CNU de pista coberta, corta-mato, estrada e pista ao ar livre
4 – O que é que o desporto universitário tem acrescentado ou acrescentou à tua vida académica?
Já antes de vir para a universidade praticava desporto ativamente pelo que é um modo de vida que quase sempre tive. Por vezes sabe bem sair da faculdade e ir desanuviar a cabeça para o treino, as partes más são quando os treinos são um pouco mais cansativos, mas faz tudo parte de um trabalho para um evolução contínua e lutar pelos objetivos.