Comitiva portuguesa da ginástica artística já está em Nápoles
A comitiva da ginástica artística que irá representar Portugal na 30.º Universíada de verão já aterrou em Nápoles. Bernardo Almeida e Guilherme Campos estreiam-se a competir no dia 3 de julho, Mariana Pitrez tem a primeira prova no dia 5 de julho.
Acabados de chegar ao porto napolitano, local de estadia e onde funciona a área internacional, os estudantes-atletas mostraram entusiasmo com a experiência que agora iniciam. Bernardo Almeida está na segunda universíada, a primeira experiência foi em Taipé 2017, e sabe bem o que um evento multidesportivo desta natureza acrescenta. ‘É um espírito diferente das provas a que nós estamos habituados. Não há só ginástica ou atletismo, há espírito de maior união e equipa porque estamos todos a torcer pelo nosso País. Acabamos por acompanhar a competição de outras modalidades e até vemos atletas que conhecemos da televisão’, referiu, acrescentando que as vertentes desportiva e humana de cada participante saem reforçadas. ‘Quero tentar superar-me’, sublinhou ainda, mostrando o desejo de vir a participar na edição de 2021, que seria a sua terceira.
As provas da ginástica artística terão lugar no Palavesuvio, na cidade de Nápoles, e para a competição, as palavras de ordem são comuns: ‘Quero dar o meu melhor!’, disse Mariana Pitrez. ‘Trabalhei para estar aqui e é muito bom poder ver de perto outras ginastas de alto nível. É a minha primeira vez, sei que há um espírito jovem e agora é aproveitar!’, acrescentou.
Tal como os companheiros, Guilherme Campos está pela primeira vez em solo italiano e revelou o que lhe vai na alma. ‘Estou contente por poder representar Portugal e que ajude a contribuir para a boa imagem do desporto português, que vai muito além do futebol’, disse, referindo ainda o desejo de ‘fazer uma prova limpa e aproveitar para ver os outros atletas em competição’.
Para este domingo está marcada a chegada da equipa feminina de basquetebol a Itália, cuja competição arranca em Caserta na quarta-feira. Portugal defronta a Argentina no primeiro jogo da fase de grupos.