1ª JC Basquetebol: Aveiro, Minho e Coimbra destacam-se na primeira volta
As equipas feminina e masculina de Aveiro e as equipas masculinas do Minho e de Coimbra terminaram a primeira fase de apuramento de Basquetebol na frente. A 1ª Jornada Concentrada decorreu em Braga com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
No feminino, cinco equipas disputaram dez jogos e as campeãs nacionais universitárias da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) foram as únicas que não se deixaram derrotar nesta primeira etapa. A equipa feminina da Associação Académica de Coimbra (AAC) está a um ponto da líder, com a qual teve a sua única derrota (28-32).
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) entrou com o pé direito, assegurando uma vitória com quase o dobro dos pontos que a adversária Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) (32-17). Após duas derrotas com as equipas de Aveiro e Coimbra, voltaram a ganhar, desta vez pela margem mínima possível, à equipa da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Esta última não ganhou qualquer jogo, conferindo assim à AAUM a sua única vitória nesta fase (19-34). Já no masculino, a AAUM não se deixou derrotar em nenhum dos quatro jogos disputados, terminando no topo da tabela com 245 pontos marcados e 87 sofridos.
A AAC com uma menor diferença entre os pontos marcados e os sofridos (109) segue com os mesmos pontos e vitórias a AAUM, assim como a AAUAv (104 pontos de diferença entre os marcados e os sofridos).
Ainda na primeira metade do quadro de classificações, encontram-se a AAUBI, com três jogos ganhos, e a Associação Académica da Universidade de Évora com duas vitórias e duas derrotas.
Dez equipas disputaram 20 jogos, nos quais só o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC) não obtiveram qualquer vitória.
A 2ª Jornada Concentrada está agendada para os dias 10 e 11 de março, na Covilhã, com a organização local da AAUBI.