FADU distingue Jorge Braz na gala da Confederação do Desporto de Portugal
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) esteve mais uma vez presente na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, tendo distinguido o selecionador nacional universitário de futsal como a “Personalidade do Ano”.
A par da distinção da FADU, foram ainda homenageados nesta gala os campeões europeus e mundiais, sendo que no desporto universitário os homenageados foram Gabriela Martins, Joana Lourenço, Jean Michel Fernandes e Júlio Ferreira (Campeões Europeus) e Francisca Laia e Maria Cabrita (Campeãs Mundiais).
Jorge Braz foi distinguido pela FADU após ter conquistado a medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário que se disputou no Brasil este ano, tendo ainda fora do contexto universitário, alcançado o 4º lugar no Mundial de futsal masculino.
O atual selecionador nacional universitário tem já um histórico assinalável no desporto universitário. Começou como estudante-atleta, tendo sido guarda-redes de futsal e mais tarde passou a técnico, começando como adjunto e passando a selecionador nacional.
Esteve envolvido não só neste 3º lugar do Mundial Universitário feminino em 2016, mas também na conquista do Campeonato do Mundo Universitário masculino em 2008. A par disso, esteve também ligado a mais duas medalhas de prata e uma de bronze femininas e a uma medalha de bronze masculina em Campeonatos do Mundo.
O Desporto Universitário esteve ainda em destaque nos Prémios Desportistas do Ano, tendo como finalista da categoria Jovem Promessa, Júlio Ferreira, do Taekwondo e no Atleta Masculino, Rui Bragança, também do Taekwondo.
A 21ª Gala do Desporto promovida pela Confederação do Desporto de Portugal decorreu no Casino Estoril e premiou como desportistas do ano: Renato Sanches (Jovem Promessa), Seleção Nacional de Futebol (Equipa do Ano), Fernando Santos (Treinador do Ano), Telma Monteiro (Atleta Feminina do Ano) e Fernando Pimenta (Atleta Masculino do Ano).
A Federação Académica do Desporto Universitário mais uma vez esteve em destaque, tendo vários dos seus participantes homenageados nos “óscares” do desporto português e tendo mais uma vez vários atletas nos finalistas dos Desportistas do Ano.