Apresentados estudantes-atletas que partem para Universíada de Nápoles
A Missão Portuguesa à Universíada de verão, que este ano decorre em Nápoles, foi esta terça-feira apresentada, no Estádio Universitário de Lisboa, onde marcaram presença dezenas de atletas e oficiais. A inaugurar os discursos esteve o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro. ‘Hoje é um dia muito especial para a família do desporto universitário, em especial também para mim, e para todos aqueles que gostam do desporto e que o sentem como um eixo de prioridade no desenvolvimento de cada país’, disse, referindo que os estudantes-atletas são ‘um verdadeiro exemplo’ e desejando a todos o melhor na experiência que os espera.
A comitiva viaja para Itália com Susana Feitor como chefe de missão, ela que já participou enquanto atleta e que esteve também no papel de líder na Universíada de Taipé. ‘Nenhum atleta está aqui sem cumprir objetivos desportivos e sem ter as suas validações académicas’ disse, frisando que ‘os jovens integrados na missão são um exemplo para todos’. A também medalhada Susana Feitor destacou ainda a importância da dualidade de carreiras na vida dos mais novos e aproveitou a sua intervenção para anunciar o porta-estandarte desta edição, tendo Miguel Cunha, do voleibol, sido eleito para esse papel.
Presente na cerimónia esteve também o diretor geral do Ensino Superior, João Queiroz, que desejou sorte aos atletas e ressalvou que ‘a conciliação da vida de estudante e atleta é possível e aconselhável’ e que ‘prepara melhor os jovens para o futuro’. A fechar os discursos da cerimónia de apresentação da missão esteve o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que reforçou os números: ‘a nossa participação é em muitas e diversas modalidades’, disse, sublinhando ainda o equilíbrio de atletas, no que respeita ao género, presentes na convocatória para Nápoles.
‘O desporto universitário é muito importante para o governo, porque representa tudo o que vimos a apostar desde a primeira hora, que é a conciliação da carreira desportiva com a carreira académica’, disse, referindo que ‘é um orgulho representar Portugal’ e que a comitiva parte com a responsabilidade de representar as cores nacionais.
Antes de apresentada a comitiva que segue caminho para ‘ganhar Portugal’ por terras italianas, foi inaugurada a sede renovada da Federação Académica do Desporto Universitário, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e pelo presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, perante a presença de dezenas de pessoas ligadas ao meio universitário.