Tomada de Posse: Nova direção focada no desporto universitário adaptado
O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, anunciou que o atleta paralímpico Jorge Pina será o embaixador do desporto universitário adaptado, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais para o biénio 2015-2017, que decorreu hoje, dia 13, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
O atleta, que já tinha sido o mandatário da lista candidata aos órgãos sociais da FADU para o biénio 2015-2017, surge agora como protagonista de uma das principais bandeiras da nova direção. “Encaramos o desporto adaptado como uma prioridade, reconhecendo-lhe um importante papel de inclusão social no meio académico. Um papel que a FADU reconhece como também sendo seu, o qual deve garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto universitário e a promoção de hábitos de vida saudáveis para jovens portadores de deficiência”, defendeu Daniel Monteiro.
O estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) aproveitou também o momento para destacar a necessidade de pôr em prática as medidas de compatibilização da prática desportiva com a formação académica, apesar de a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude já ter criado um grupo de trabalho para tal. “Torna-se incompreensível não existirem, à data de hoje, incentivos à construção de carreiras duais, que conjuguem a dimensão desportiva e académica, integrados numa verdadeira estratégia para o desporto nacional”, afirma o dirigente.
O discurso assumiu também uma postura reivindicativa face aos cortes do Governo. Para o novo presidente, são “inaceitáveis os cortes orçamentais que a FADU tem sofrido”, cortes que considera estarem “em claro contraciclo com o aumento do número de modalidades, provas e atletas que o desporto universitário tem vindo a apresentar”. “É de todo incompreensível e até contraproducente o (des)investimento que tem vindo a ser praticado”, termina.
O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, aproveitou o momento para relembrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. “Partilhamos hoje aqui aquilo que fomos construindo. Fomos capazes de trabalhar e atingir alguns objetivos que, até há pouco tempo, eram impensáveis no desporto universitário”, mencionando como exemplo os Jogos Europeus Universitários de 2018, que se vão realizar em Coimbra.
“Criámos pontes e sinergias para resolver problemas. O grupo de trabalho sobre o estatuto de estudante-atleta criou um bom guião, porque envolvemos parceiros de diferentes áreas para que todos possamos estar dentro dos temas e contribuir para a solução”, afirmou Emídio Guerreiro, que terminou a sua intervenção com uma palavra de apreço à direção cessante.
A presidente cessante, Filipa Godinho, deixou votos de muito sucesso para a nova equipa que hoje abraça a missão de liderar os comandos do desporto no Ensino Superior Português. Aproveitou igualmente para deixar vários agradecimentos a todos os que durante o seu mandato “contribuíram para que fosse possível alcançar os objetivos, ultrapassar os desafios e elevar sempre o nome da estrutura”.
A cerimónia de tomada de posse contou ainda com a atuação do grupo da Escola Superior de Música de Lisboa que tocou o hino da Federação Internacional do Desporto Universitário.