Eliana Bandeira conquista primeira medalha para Portugal nos Jogos Mundiais Universitários
A lançadora portuguesa ganhou a medalha de prata no lançamento de peso com a marca de 17,47m. João Coelho e Nuno Pereira vão disputar as finais de 400 e 1500 metros, respetivamente.
O atletismo português iniciou hoje a sua participação nos Jogos Mundiais Universitários, que estão a decorrer em Chengdu, na China, com uma medalha de prata, por Eliana Bandeira, no lançamento do peso. A lançadora alcançou a marca de 17,47m e estabeleceu um novo recorde português na competição.
Eliana Bandeira garantiu a qualificação depois de vencer o grupo B com a marca de 17,42 metros, estabelecendo um novo recorde português na competição. Na final, a lançadora portuguesa ficou apenas atrás da chinesa Jiayuan Song, 5ª nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e campeã da Ásia, que lançou 18,56 m no quinto ensaio. Em terceiro lugar ficou a alemã Lea Riedel (vice-campeã europeia em 2021), que lançou 17,32 metros. A estudante-atleta portuguesa, que começou com um ensaio nulo, fez uma prova sempre a melhorar e conquistou o segundo lugar no último ensaio, ao lançar 17,47 metros.
João Coelho e Nuno Pereira garantiram também o acesso às finais de 400 e 1500 metros, respetivamente, tendo ambos vencido as suas séries. João Coelho, que estabeleceu uma nova melhor marca portuguesa em Jogos Mundiais Universitários, disputa a final amanhã, Nuno Pereira entra em pista na quinta-feira.