II TA Futebol m: AAUM e AAC garantem lugar nas Fases Finais
De 26 a 28 de fevereiro, as cidades de Belmonte e Covilhã foram palco do II Torneio de Apuramento de Futebol 11 masculino. Na prova, organizada pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior, competiram 8 equipas, divididas em dois grupos.
Durante a fase de grupos, no grupo A, a AAUBI foi mais forte e venceu os três jogos que tinha pela frente contra a AAUAlg (3-1), a AAUAv (2-0) e a AAC (3-1), 1ª classificada na tabela do I TA.
No grupo B, foi a AAUM, campeã em título, que fez o pleno, com um golo, frente à AAUTAD, ao IPLeiria e ao IPV.
Já nas meias-finais, a equipa da casa venceu o Politécnico de Viseu por 3-1 e a AAUM derrotou a formação algarvia por 1-0.
Desta forma, os Campões Nacionais Universitários chegaram à final do IITA, onde nem uma “super” AAUBI, a jogar em casa, conseguiu impedir a vitória dos minhotos, já nas grandes penalidades, por 3-1.
Contas feitas, Minho e Coimbra garantiram o apuramento direto para a Fase Final, enquanto a AAUBI e a AAUAlg asseguraram uma vaga no play-off de acesso à competição.
“Devagarinho, acredito que poderemos chegar ao pódio”
Depois de 4 vitórias e apenas uma derrota, contra a AAUM, a AAUBI recuperou de um 7º lugar na classificação geral para uma confortável 3ª posição. Ricardo Silva, treinador da AAUBI, no final da competição, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos.
“O nosso objetivo era chegar à Fase Final e, felizmente, conseguimos. A partir de agora, vamos pensando jogo a jogo, mas, devagarinho, acredito que poderemos chegar ao pódio”, afirma o técnico.
O treinador da equipa anfitriã do II TA admite que “os resultados da AAUBI nas Fases Finais vão depender muito das condições que nos proporcionarem, quer por parte da Universidade e da Câmara Municipal, em termos de espaço para treinar, quer por parte dos clubes da região, no que diz respeito à disponibilidade dos jogadores”.
Ricardo Silva tem os pés bem assentes na terra que garante que “os suspeitos do costume, a AAUM e a AAC, vão ser os nossos adversários mais difíceis na próxima fase da competição”.