Universidade do Norte: Três Universidades, o mesmo objetivo
Na passada sexta-feira, dia 9 de janeiro, nasceu oficialmente a Universidade do Norte, uma nova entidade para o Ensino Superior que resulta da sinergia entre a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As instituições continuam a ser autónomas, mas passam a cooperar em diversas áreas.
Depois de assinado o acordo para o consórcio da Universidade do Norte, será possível um aluno de Ensino Superior estudar nas três instituições fomentando a ideia de mobilidade. Esta é também uma forma de “promoção internacional conjunta da Região do Norte, como espaço de formação superior de referência e de investigação, onde se inclui a realização de ações conjuntas para atração de estudantes e investigadores estrangeiros”.
Para o Desporto e Cultura, os planos são a “promoção do desporto universitário, incluindo a organização conjunta de grandes eventos internacionais” e a “organização de iniciativas culturais”.
No entanto, não significa que as instituições envolvidas no consórcio vão perder a sua autonomia, pois vão continuar a valer por si próprias e reconhecidas de igual modo, seja em rankings do meio e no reconhecimento internacional. Este consórcio valoriza a entreajuda e cooperação.