U.Porto renovou título de campeã nacional universitária em Pista Coberta
A Universidade do Porto (U.Porto) apresentou-se, no passado dia 28, com uma delegação de 53 estudantes-atletas para competir no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta, em Braga, e regressou a casa com 19 medalhas, dois campeões e o título coletivo.
Mais de 200 estudantes-atletas competiram no Parque de Exposições de Braga pelos 23 títulos nacionais universitários em prova. A U.Porto foi a mais medalhada da prova, mas foi o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) que obteve mais títulos de campeão nacional universitário. Este terminou a prova em 3º lugar do coletivo, com menos um ponto que a Universidade Nova de Lisboa (NOVA).
Pela U.Porto, foram Isaac Lopes, no Salto em Comprimento, e João Cruz, nos 3000m, os protagonistas das medalhas de ouro.
Paulo Conceição, da NOVA, que já se tinha sagrado campeão na época anterior, conseguiu não só renovar o título, como estabelecer um novo recorde nacional universitário no Salto em Altura, com a marca 2.16. A marca do Salto em Altura era anteriormente detida por Rafael Gonçalves da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da UP (AEFMUP), 2.15, na época 2001/2002.
Raquel Lourenço (60m Barreiras) e Gonçalo Lopes (60m Barreiras e Salto com Vara) foram os outros três estudantes-atletas que levaram a NOVA ao topo do pódio e receberam as medalhas de ouro. O clube regressou a Lisboa com quatro medalhas de prata e uma de bronze.
Do IPLeiria vieram os novos campeões nacionais universitários de Salto com Vara e Salto em Comprimento – Andreia Grácio –, de 800m femininos – Ana Alves –, de 60m masculinos – João Pinto – e ainda de Estafeta 4x200m. Nesta última prova, a equipa do IPLeiria bateu o recorde de 01:30, 81, obtido pela U.Porto na época 2010/2011. A nova marca é agora 01:30, 52.
O clube conquistou ainda uma medalha de prata, nos 60m masculinos – Wilson Martins –, e cinco de bronze.
Destaque ainda para Ercília Machado, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que também conseguiu bater o recorde nacional universitário em 3000m. Na época 2009/2010, Maria Salomé Rocha, da U.Porto, estabeleceu a marca de 09:48, 56 como a melhor. Ercília Machado conseguiu menos quase sete segundos e a nova marca é agora 09:41, 99.
O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta decorreu em Braga com a organização local da AAUM.
Resultados disponíveis em: http://www.fadu.pt/nacional/competicao/modalidades/category/atletismo-3