CEU Futebol: U.Porto de ouro e AAUM/UM de bronze
A equipa feminina da Universidade do Porto (U.Porto) conquistou o Campeonato Europeu Universitário de Futebol 7, numa estreia das cores portuguesas no primeiro lugar deste pódio. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM também subiu ao pódio para receber o bronze na competição masculina de Futebol 11.
As meninas da invicta foram implacáveis nos seis jogos disputados, tendo apenas um empate a zero. Dez golos marcados e apenas um sofrido explicam o ouro. A equipa da U.Porto entrou a vencer a Universidade Federal de Ural (Rússia), por 1-0, seguida da Universidade de Marburg (Alemanha), que dominou com o resultado 4-1.
Voltou a vencer, por 2-0, as equipas da Noruega e da Croácia, empatando no seu penúltimo jogo com as francesas de Montpellier. O último jogo, que não era decisivo, pois a Universidade de Montepellier tinha perdido o seu último jogo, cedendo o título às portuguesas. Ainda assim, a U.Porto não facilitou e venceu as alemãs de Wurzuburg por 1-0.
Este é o terceiro ouro da participação portuguesa nos campeonatos europeus universitários – os restantes foram conquistados no Karaté, em Montenegro.
No Futebol 11, a equipa masculina da AAUM/UM terminou em primeiro lugar a fase de grupos, com duas vitórias sobre Oslo (Noruega), por 2-1, e Franche-Comte, por 1-0, e um empate a zero com os russos de Ural.
A equipa minhota chegou aos quartos-de-final sem percalços e mais uma vitória por 1-0 aos finlandeses, nos oitavos-de-final. Mas nos quartos-de-final, os russos foram mais fortes e ganharam o jogo com a vantagem de dois golos, deixando assim os portugueses na luta pelo último lugar do pódio.
Este foi disputado com um adversário já conhecido, Franche-Comte, e a AAUM/UM não hesitou em voltar a ganhar, desta vez por 2-0.
O Campeonato Europeu Universitário de Futebol decorreu entre 21 e 28 de julho na cidade de Osijek, na Croácia. A competição irá realizar-se no Porto em 2017 (no próximo ano insere-se nas modalidades acolhidas na 3ª edição dos Jogos Europeus Universitários, na Croácia).
Fotos: U.Porto e AAUM