Leiria recebeu cerca de 70 participantes na Academia de Líderes - FADU
No dia 5 de dezembro, realizou-se mais uma edição do programa de formação de líderes da FADU. Esta iniciativa, destinada a dirigentes, estudantes e estudantes-atletas do ensino superior em Portugal, reuniu cerca de 70 participantes de norte a sul do país.
A terceira edição da Academia de Líderes - FADU decorreu em Leiria, durante o dia de ontem, e contou com a presença de cerca de 70 participantes. Esta iniciativa da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) teve como objetivo melhorar as competências dos dirigentes associativos estudantis e prepará-los para exercer cargos diretivos no futuro.
Direcionada para dirigentes, estudantes e estudantes-atletas, esta edição da Academia de Líderes - FADU focou em dois temas principais: “Valores e Ética no Desporto: Combate ao Desequilíbrio de Género no Desporto Universitário” e “Saúde Mental no Ensino Superior em Portugal”. Para tal, contou com a presença de oradores especialistas nas diferentes temáticas.
Miguel Bento Pinto, jurista na Unidade de Integridade e Compliance da FPF, abordou match fixing e assédio sexual, Manuel Nunes, presidente da AF Leiria, debruçou-se sobre a igualdade de género, Patrícia Sampaio, judoca olímpica, e Ana Lúcia Correia, treinadora nacional de futebol de praia (FPF), partilharam as diferentes perspectivas de atleta e treinador, e Ana Bispo Ramires, especialista em Psicologia do Desporto e Performance, aprofundou outras questões relacionadas com a saúde mental.
Entre os participantes estiveram representantes de vários clubes da FADU, como a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Associação Académica de Coimbra, a Universidade NOVA de Lisboa, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, o Instituto Politécnico do Porto, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde, a Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Leiria e a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa. Estiveram também presentes vários alunos do Instituto Politécnico de Leiria.
A Academia de Líderes da FADU é um programa de formação com o objetivo de melhorar as competências dos dirigentes associativos estudantis e contribuir para a criação de uma rede nacional de dirigentes com formação para que, mesmo no futuro, depois de esses estudantes completarem a sua formação superior e deixarem as respetivas associações, possam continuar ligados ao desporto português, seja por via de clubes locais, associações, federações ou outros organismos desportivos.