XXVIII Jogos Galaico Durienses: U.Minho foi a vencedora da prova deste ano
Chegou ontem ao fim a 28ª edição dos Jogos Galaico Durienses que decorreu durante dois dias na cidade de Vila Real. Do evento, que envolveu seis universidades portuguesas e espanholas e três desportos mistos, saiu vencedora a Universidade do Minho.
Nos dias 25 e 26, Vila Real recebeu os XXVII Jogos Galaico Durienses, competição na qual participaram a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a organizadora deste ano, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Vigo, a Universidade da Corunha e a Universidade de Santiago de Compostela.
Em prova estiveram 186 atletas a competir em três desportos em equipas mistas: Andebol, Voleibol e Natação.
Com um total de 30 voluntários envolvidos na organização, a Universidade do Minho foi a vencedora dos XXVII Jogos Galaico Durienses, seguida pela Universidade do Porto, em segundo lugar, e, a fechar o pódio, a Universidade de Vigo.
No Andebol, a academia minhota foi mais forte e conquistou o primeiro lugar com 6 pontos e três vitórias, seguida da Universidade de Vigo com 5 pontos e, na terceira posição, a Universidade do Porto com 4 pontos.
Na modalidade de Voleibol foi a academia da cidade invicta a levar a melhor, arrecadando o primeiro lugar (6 pontos), a Universidade da Corunha ficou na segunda posição (5 pontos) e, no último lugar do pódio, a Universidade do Minho (4 pontos).
A competição de Natação incluiu as provas de 50 metros livres feminino e masculino e as estafetas mistas de 4x50 metros livres e 4x50 metros estilos. Contas feitas, a Universidade do Minho voltou a ficar à frente da tabela com 6 pontos. A Universidade de Vigo (5 pontos) e a Universidade da Corunha (4 pontos) ocuparam o segundo e o terceiro lugares, respetivamente.
No somatório final, a Universidade do Minho foi a vencedora da classificação geral com 16 pontos, em segundo lugar ficou a Universidade do Porto com 12 pontos e a Universidade de Vigo arrecadou a terceira posição com 11 pontos.
Na Mesa da Cerimónia de Encerramento do evento marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, o Secretario Xeral de Deportes, Xunta de Galicia, José Ramón Lasa, o Vicerreitor do Campus de Ourense da Universidade de Vigo, Virxilio Vázquez, e o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontainhas Fernandes.
Os discursos feitos na entrega de prémios focaram-se na cooperação entre as seis instituições, realçando que o desporto continua a ser um meio importante para o relacionamento entre Portugal e a Galiza.
O Reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes, realçou o empenho da instituição nos projetos com que se tem vindo a comprometer, mais especificamente, na área do desporto.
Já o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, reforçou a necessidade de reativar um protocolo com a Galiza na área do desporto. Emídio Guerreiro afirmou mesmo que devem ser trabalhadas algumas parceiras, dando como exemplo as atividades náuticas.
A organizadora dos XXIX Jogos Galaico Durienses 2015 vai ser a Universidade de Vigo.