‘Relatório e Contas 2018’ aprovado por unanimidade
Realizou-se esta terça-feira a Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), onde foram apresentados os relatórios por área de atividade, incluindo as provas nacionais e as participações internacionais, e o balanço financeiro relativos ao ano de 2018.
Num ano em que Coimbra acolheu os Jogos Europeus Universitários, um evento que, segundo o presidente da FADU, Daniel Monteiro, mereceu rasgados elogios por parte das congéneres internacionais e das organizações que tutelam o Desporto Universitário europeu e mundial, esse foi o natural destaque no relatório, que teve ainda em foco os vários Campeonatos Nacionais Universitários realizados ao longo do ano. O documento foi aprovado por unanimidade dos 33 delegados presentes, numa sessão em que Daniel Monteiro revisitou alguns dos momentos do ano que passou, nomeadamente a luta pela aprovação do estatuto do estudante-atleta, cujo diploma foi aprovado já em janeiro deste ano, e a primeira sessão de atribuição das bolsas de educação Jogos Santa Casa aos atletas que melhor se exibiram no plano desportivo internacional e académico no ano de 2018.
Durante a sessão foi também apresentado o relatório financeiro 2015-2019, onde se destacou o aumento das receitas provenientes do setor público e privado, que permitiu à FADU a concretização de novos projetos.
O presidente da FADU relembrou ainda Armando Rocha, figura que ‘abriu fronteiras ao desporto universitário português’ e que faleceu no início de 2018.