FADU celebra três décadas de existência neste 2020
A Federação Académica do Desporto Universitário celebra este ano 30 anos de existência, tendo sido fundada a 2 de março de 1990 por 10 academias, espalhadas pelo País. No ano de 2020 a imagem da FADU será marcada pela cor, com a representação de todas as modalidades, vincando que ‘os 30 são os novos 20’ no que respeita ao dinamismo e à preocupação constante de dar resposta aos novos desafios.
‘Queremos marcar estes 30 anos da FADU com muita cor. Queremos que todos se envolvam nas atividades que temos previstas ao longo do ano e queremos continuar o nosso percurso para fazer chegar o desporto ao maior número possível de estudantes universitários’ referiu o presidente da FADU, André Reis. ‘Queremos continuar a apostar numa imagem virada para os jovens, que promova valores como a inclusão e as preocupações ambientais’, acrescentou ainda.
Para assinalar três décadas de existência, estão previstas atividades pelas várias academias e a primeira será a 7 de março, na Universidade de Aveiro, local onde a FADU teve origem. Para esse dia está previsto o ‘Jogo dos 30’ e o jantar que assinala o aniversário, onde serão homenageadas algumas das personalidades ligadas ao legado da federação. No plano do dia está também prevista uma incursão pelo conhecimento sobre a história dos 30 anos da FADU.
‘É importante valorizar todos os que tiveram um papel importante neste percurso da FADU e também os que, nos diferentes contextos, continuam a contribuir para o desenvolvimento do desporto universitário. Estas atividades que temos previstas, que culminarão na XIII Gala do Desporto Universitário, serão um reflexo dessa valorização’, sublinhou o vice-presidente para a área dos Grandes Projetos e Eventos, Luís Alves.
As atividades no âmbito do 30º aniversário irão sendo divulgadas ao longo do ano nas plataformas da FADU.