AEIST conquista CNU de Hóquei em Patins pela primeira vez
A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) sagrou-se pela primeira vez campeã nacional universitária de Hóquei em Patins masculino, no passado dia 4. A casa do Hóquei Clube de Braga viu os estudantes de engenharia derrotarem a Associação Académica de Coimbra (AAC), por 2-1, numa disputada final.
77 estudantes-atletas de sete clubes disputaram durante três dias a competição. Divididas por dois grupos, as equipas iniciaram a fase de grupos. A AEIST liderou o grupo A, com duas vitórias confortáveis sobre a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) (0-5) e sobre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) (4-0), e um empate a três golos com a AAC.
A AAC, segunda classificada do grupo A, apurou-se com uma vitória, por 4-1, à AAUE e dois empates – com a AEIST e com a AAUAv (1-1). No grupo B, Politécnico do Porto (IPP), Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) e Universidade Nova de Lisboa (NOVA) disputavam os dois lugares nas meias-finais.
A NOVA detinha o título na época transata e ambicionava renová-lo. No entanto, as duas outras equipas impediram esse feito e venceram à equipa campeã. O IPP ganhou também à FAIPL (3-0), assegurando a liderança do grupo.
Nas meias-finais, estavam então equipas que não eram estranhas ao pódio da vertente masculina da modalidade de Hóquei em Patins, à exceção da FAIPL. O primeiro jogo das meias-finais colocou a AEIST contra a FAIPL, onde os estudantes do Técnico mostraram novamente a sua superioridade (5-3).
Já no jogo para apurar o segundo finalista não foi suficiente o tempo regulamentar. IPP e AAC ambicionavam o lugar e marcaram cada equipa um golo, resultado que se manteve assim até ao fim do prolongamento. Após o recurso a grandes penalidades, estava conhecida a segunda finalista – AAC voltava a enfrentar a AEIST, enquanto o IPP lutava por um lugar no pódio contra FAIPL.
O IPP, que já fora vice-campeão nacional universitário em 2009/2010 e em 2010/2011, queria voltar ao pódio e a sua vontade foi clara no resultado final do jogo: 1-10, vence a equipa da cidade invicta.
A final entre as equipas do Técnico e de Coimbra foi bastante equilibrada. A AAC já conhecia o sabor da vitória, com os títulos ganhos em 2010/2011 e em 2012/2013, e queria voltar a senti-lo. Mas a equipa da AEIST, que conquistou o 3º lugar em 2012/2013, não permitiu e com uma vitória por 2-1 foi pela primeira vez campeã nacional universitária de Hóquei em Patins masculino.