Dois portugueses indicados para Delegados Técnicos da FISU
Carlos Paula Cardoso e Luís Miguel Loureiro foram indicados na passada sexta-feira, dia 24, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) para Delegados Técnicos de Corta-Mato e Ciclismo, respetivamente. Carlos Paula Cardoso, atual presidente da Confederação do Desporto de Portugal, é, desde cedo, um entusiasta do desporto universitário. Participou como atleta – chegou a ir às Universíadas de 1970, em Torino –, como chefe da missão portuguesa nas Universíadas de 1985, em Kobe – e como organização – desde 1987, que é Delegado Técnico da Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF) em competições de Corta-Mato, entre elas, as da FISU.
“Fiquei muito agradado com a indicação da FISU. Já por cinco vezes fiz de Delegado Técnico em eventos desta federação”, conta o antigo professor universitário. “Espero contribuir com a minha experiência a nível da Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF), do qual sou membro do Comité desde 1987”, acrescenta.
Já Luís Miguel Loureiro é, há mais de 20 anos, Comissário de Ciclismo na União Ciclista Internacional (UCI), tendo participado na organização de dois campeonatos mundiais, três europeus e centenas de competições internacionais da modalidade.
“Com satisfação e com sentido de responsabilidade” é como Luís Miguel Loureiro assume o cargo. “Com os meus conhecimentos e experiência na área do ciclismo, espero poder contribuir para o crescimento e afirmação da modalidade. As expectativas para este cargo são muito elevadas. Estamos a falar de competições ao mais alto nível mundial no desporto universitário. Integrar a equipa da FISU é portanto um grande privilégio para mim em particular e para Portugal em geral”, conclui.
Ambos com grandes carreiras nas suas respetivas modalidades foram indicados pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e nomeados pela FISU aos cargos que agora lhes foram designados e cujos mandatos são de quatro anos.