Portugal com a “camisola amarela” da participação velocipédica
A frase é do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que depois da chuva ter interrompido o seu discurso na cerimónia de abertura do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, em Braga, a disse aos jornalistas, no final da cerimónia.
João Paulo Rebelo foi uma das várias presenças de relevo do movimento desportivo nacional que marcaram presença na abertura do Mundial Universitário de Ciclismo, na semana em que a Volta a Portugal também se lançou à estrada.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto considera que “o desporto universitário é algo de que o país se deve orgulhar muito”, manifestando-se muito “contente, por perceber que este fim-de-semana acabaram os Jogos Europeus Universitários em Coimbra e dois dias depois começa este Campeonato do Mundo Universitário”.
O responsável governamental deu ainda os parabéns à “Federação Académica do Desporto Universitário, à Associação Académica da Universidade do Minho, à Universidade do Minho e à Câmara Municipal de Braga, pelo esforço feito para receberem esta competição em Portugal e numa região particularmente marcante para o ciclismo nacional”.
Apesar de estar a poucos dias do lançamento da Volta a Portugal, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, marcou presença no lançamento do Campeonato Mundial Universitário, dando “um sinal de um ciclismo mais aberto, mais diversificado, com uma comunidade mais interessada e mais disponível para conciliar a carreira desportiva com a carreira académica”.
Delmino Pereira mostrou-se ainda orgulhoso “pela maior comitiva de sempre, competitiva”, dando um sinal de “um ciclismo mais evoluído”. Para o líder da federação, “a participação destes estudantes-atletas vai motivar uma nova geração de atletas que terão obrigatoriamente que conciliar o ciclismo de alto rendimento com os estudos”.
Já na intervenção na cerimónia de abertura, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, tinha deixado elogios ao papel da Federação Portuguesa de Ciclismo, “na sensibilização dos seus atletas para a importância da frequência no Ensino Superior”, destacando ainda a forte proximidade entre as duas estruturas, que foi preponderante para a realização deste Campeonato Mundial Universitário, em Portugal.
O Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo decorre em Braga até Sábado, 4 de agosto, com a prova de fundo de estrada a encerrar o programa do evento.