2ª Jornada de Futebol 11 apurou os quatro finalistas do NCS
As Associações Académicas da Universidade de Évora (AAUE), da Universidade do Minho (AAUM), da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) asseguraram, no passado dia 1, a passagem à fase final do Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11.
No topo da tabela, AAUE e a AAUM terminaram empatadas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota cada. A equipa eborense, que jogava em casa, disputou dois jogos, nos quais ganhou a formação minhota por 1-0 e perdeu com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) também por 1-0.
A AAUE volta a destacar-se na tabela dos melhores marcadores. Octávio Andrade lidera a tabela com seis golos, seguido por Francisco Silva, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), com cinco, e por Ricardo Silva da AAUM, com quatro.
O Minho tinha mais um jogo para enfrentar e, com o balanço positivo de duas vitórias e uma derrota, alcançou o 2º lugar do apuramento. Entraram primeiro em campo com o IPV, que ganharam com a vantagem de dois golos (2-0), seguido da AAUE e terminaram com um jogo com o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), o qual ganharam por 3-1.
A AAUBI passou à fase final sem qualquer derrota. Duas vitórias e cinco empates ditaram o 3º lugar da equipa da Beira Interior e a presença na final em Lisboa. Em Évora, a AAUBI obteve uma vitória confortável por 3-0 sobre a AAUTAD e empatou a zero com os Politécnicos de Santarém e Viseu.
O IPV teve uma jornada disputada, entrando a perder com a AAUM, seguido do empate a um com a AAUTAD. Foi, no entanto, a protagonista do jogo com mais golos – 6-2 sobre a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). Terminou a jornada com mais um empate, desta vez com a AAUBI.
A AAUTAD não conseguiu o apuramento ao ficar a um ponto do 4º classificado. IPLeiria precisava de ganhar o último jogo com uma diferença de dois golos e durante algum tempo teve essa vantagem sobre o IPSantarém. Mas os escalabitanos, que já só cumpriam calendário, não permitiram essa desvantagem, igualando o marcador e terminando o jogo com a superioridade de 3-2.
A Associação Académica de Coimbra, que ainda estava em jogo na 2ª Jornada Concentrada, acabou por ser desclassificada por falta de comparência. Também o Instituto Politécnico da Guarda já tinha abandonado a competição, reduzindo a competição a oito equipas.
A fase final do Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 vai decorrer em Lisboa, com a organização local da Federação Académica de Lisboa, de 18 a 24 de abril. O vencedor da competição apura-se para os Jogos Europeus Universitários 2018, que se vão realizar em junho, em Zagreb e Rijeka, Croácia.