AAUAv premeia os melhores da época 2013/2014
Decorreu ontem, no Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA) a Gala do Desporto da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). Este foi um momento de homenagem a todo o trabalho e empenho do meio académico de Aveiro no setor desportivo, com destaque para a atribuição dos prémios de Melhor Atleta feminina, Melhor Atleta masculino, Atleta Revelação, Melhor Treinador e Melhor Monitor, da época 2013/2014.
João Reis, Vice-presidente do Desporto e Saúde da AAUAv, abriu a cerimónia, ao qual se seguiu o discurso de André Reis, Presidente da AAUAv. O dirigente realçou o empenho nos preparativos para receberem os CNUs Concentrados de Equipas, no próximo mês, e destacou o trabalho de todos aqueles que se envolvem no desporto na academia aveirense, realçando a participação ativa dos núcleos de estudantes dos vários cursos.
Seguiu-se o discurso do Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Professor Doutor Eduardo Silva, que, entre outras coisas, reconheceu a importância do Estatuto de Estudante-Atleta, que é já uma realidade na Universidade de Aveiro, realçando o empenho do Grupo de Trabalho, no âmbito do projeto das Carreiras Duais e do Estatuto de Estudante-Atleta, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.
A Presidente da FADU, Filipa Godinho, subiu também ao palco e, no seu discurso, falou da importância de momentos como este para “homenagear o trabalho de todos, não só dos atletas mas também de todos os treinadores, colaboradores, voluntários que tornam o sucesso das provas possível”.
A dirigente da FADU deu grande destaque à aposta da AAUAv na realização dos CNUs de Equipas, que irá receber inúmeros estudantes atletas de todo o país. Filipa Godinho distinguiu ainda o trabalho feito pela AAUAv no desporto, que realiza internamente com os núcleos de estudantes, aproveitando para anunciar o novo programa no qual a FADU está a trabalhar, que pretende apoiar este tipo de iniciativas.
Por fim, a Presidente da FADU mostrou uma enorme satisfação em perceber que a Universidade de Aveiro está também atenta à necessidade dos estudantes, com a implementação do Estatuto do Estudante-Atleta, esperando que tanto as Universidades como os clubes FADU sejam parceiros ativos nesta causa.
Durante a Gala, discursaram também a Administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro, Anabela Oliveira, e o Diretor da Região Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, José Cardoso.
Seguiu-se a entrega dos galardões mais esperados da noite. O prémio de Melhor Monitor foi atribuído a Júlio Gouveia, da modalidade de Fitness, enquanto Marcos Graça venceu o prémio de Melhor Treinador, pelo trabalho desenvolvido à frente da equipa de Rugby Sevens.
Ana Catarina Pereira, por sua vez, foi considerada a Atleta Revelação da época 2013/2014. De seguida, entregou-se o prémio de Melhor Atleta masculino a Bruno Moreira, atleta de Canoagem e Campeão Nacional Universitário na prova de K2 500m, com o colega Clife Pedro, e Vice-Campeão Nacional Universitário nas provas de K1 200m, K1 500m e K2 200m.
Para finalizar, Carolina Pandeirada, da modalidade de Atletismo, recebeu o galardão de Melhor Atleta feminina, pelas medalhas de Prata no Triplo Salto de Pista ao Ar Livre e no Salto com Vara de Pista Coberta e também pelo Bronze conquistado no Salto em Altura em ambas as competições.
A encerrar a cerimónia, foram entregues os prémios referentes a provas desportivas internas, com destaque para o Prémio Taça Universidade de Aveiro, entregue à equipa do curso de Engenharia e Gestão Industrial.