CNU Golfe: U.Porto, vencedora absoluta
Nos dias 24 e 25 de maio, o Campo de Golfe Gramacho do Grupo Pestana, em Lagoa, foi palco do Campeonato Nacional Universitário de Golfe. A Universidade do Porto dominou a prova, ao conquistar os três lugares do pódio individual e o Troféu Coletivo.
Organizado pela Associação Académica da Universidade do Algarve, o formato de competição foi alterado por existir apenas uma mulher em competição. Assim sendo a prova acabou por ser Mista.
No segundo dia de prova, quando estava ainda tudo em aberto na classificação final, os atletas começaram a prova bem mais cedo do que é habitual, cerca das 7:30 horas.
Ana Rita Félix (U.Porto) surpreendeu pela sua qualidade e acabou mesmo por conquistar a medalha de Ouro com 30 pontos. No segundo lugar, ficou o colega Duarte Fleming com 26 pontos e Miguel Silva, também da U. Porto, garantiu a medalha de Bronze, com 25 pontos.
No pódio coletivo, a Universidade do Porto sagrou-se vencedora, seguida pela Universidade Nova de Lisboa, com o título de Vice-Campeã Nacional Universitária.
“O Golfe é um desporto muito estratégico”
Ana Rita Félix, estudante de Medicina na Universidade do Porto, foi a única atleta feminina em prova e, ainda assim, conseguiu conquistar o primeiro lugar da classificação.
A atleta esteve, desde o início, “confiante de que era possível chegar ao pódio e até ganhar”. “Conheço bem o nível de jogo dos meus colegas da U.Porto e isso foi uma vantagem para mim”, explicou.
Ana Rita garante que o facto de “não conhecer o campo e as condições meteorológicas, principalmente o vento, foram uma grande desvantagem”.
Para a golfista, “é possível haver um equilíbrio na competição entre homens e mulheres, apesar de existirem um conjunto de características de cada género que são diferentes, seja em que desporto for”. “A condição física dos homens é diferente da das mulheres, mas o Golfe é um desporto muito estratégico”, afirmou.
Ana Rita acredita que “o nível do torneio pode vir a crescer, através de uma melhor divulgação e um maior apoio por parte dos clubes”.
Quanto à conciliação do Desporto Universitário com um curso exigente como é Medicina, a atleta garante que o “é preciso ter força de vontade e fazer uma boa gestão do tempo”.
O próximo grande objetivo de Ana Rita Félix é voltar a representar as cores de Portugal no Campeonato do Mundo de Golfe.