AAUBI quer levar ao interior a festa maior do desporto universitário
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) apresentou os argumentos que a tornam uma das duas candidatas a organizadora local das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2020. Depois de Lisboa, a AAUBI quer levar a festa maior do desporto universitário à Covilhã e ao Fundão.
A apresentação decorreu esta quarta-feira, no anfiteatro das sessões solenes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), e contou com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, que frisou a ‘importância que o desporto, em particular o desporto universitário, tem tido na promoção da coesão territorial’, destacando a riqueza cultural das competições universitárias que contam com ‘a participação de clubes provenientes de praticamente todas as regiões do País e com organizações dispersas pela quase totalidade dos distritos do território português’.
Na cerimónia tiveram também a palavra os representantes das entidades envolvidas na candidatura, entre eles o reitor da UBI, António Fidalgo. ‘A universidade, em conjunto com as autarquias, apoia e está disponível para receber o evento’, disse, assegurando que há ‘condições e vontade’ para receber a competição no próximo ano. Também o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, manifestou desejo em ver a proposta ser aceite: ‘A candidatura é forte, bem construída e a Covilhã e o Fundão estreitaram laços para impulsionar a candidatura e fazer com que chegue a bom porto’, ideia reforçada pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, Miguel Gavinhos. ‘As duas cidades estão completamente comprometidas com esta candidatura. A cidade do Fundão tem todas as condições para a prática desportiva’, garantiu. O presidente da AAUBI, Afonso Gomes, reforçou a vontade em ver a academia beirã organizar as próximas fases finais.
A apresentação incluiu também a visita técnica às instalações propostas na candidatura, entre elas os pavilhões UBI (1 e 2), o refeitório\cantina do polo de Desporto (Santo António), o pavilhão Clube Desportivo da Covilhã, o Complexo Desportivo da Estação, o Complexo Desportivo da Covilhã, o Pavilhão Unidos Futebol Clube do Tortosendo, o Pavilhão Municipal do Fundão, o Pavilhão Associação Desportiva do Fundão e o Pavilhão Gimnodesportivo de Valverde.
De referir que a candidatura vencedora será revelada esta quinta-feira, nas plataformas oficiais da FADU.