FADU dá o primeiro passo na criação da Casa do Estudante-Atleta em Aveiro
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Universidade de Aveiro (UA), representadas pelo presidente André Reis e pelo reitor Paulo Jorge Ferreira, assinaram ao início da noite deste sábado um protocolo de cedência e cooperação, dando o primeiro passo na criação da Casa do Estudante-Atleta, localizada no centro da cidade de Aveiro.
O acordo, que refere a existência de ‘um interesse recíproco de aproximação e colaboração (…) no âmbito do desenvolvimento do desporto universitário no ensino superior’, visa levar a cabo projetos inovadores, definidos pela FADU como prioritários, sendo eles a criação de um Centro de Estudos do Desporto Universitário e de um Centro de Estágio das Seleções Nacionais Universitárias. A parceria, agora formalizada, abrange setores como o alojamento, a alimentação e a utilização de infraestruturas desportivas, quer na realização de competições nacionais e internacionais promovidas ou em parceria com a FADU, quer na preparação das Seleções Nacionais Universitárias.
Na perspetiva do presidente da FADU, André Reis, há muito que a federação pedia um espaço mais amplo e independente, que comporte novos projetos, considerando a criação da Casa do Estudante-Atleta ‘um acréscimo naquilo que será a vida da FADU, que precisa de fazer aumentar a sua estrutura para estar preparada para os próximos desafios’. Agradecendo ao reitor o seu importante papel neste processo, houve ainda espaço para um agradecimento especial. ‘Tenho de falar e agradecer ao professor Senos Matias porque foi também dele que partiu a ideia’. Antes da assinatura de protocolo, o reitor Paulo Jorge Ferreira falou aos presentes, deixando um elogio à atividade da FADU. ‘Não vou falar destes documentos ou do que significam, porque tenho de confessar a admiração que tenho pela FADU e realçar o gosto que tenho em os ter aqui. Não é só o que fazem e como o fazem, é sobretudo quem faz, porque a FADU é movida pela melhor força que temos no planeta, a força jovem’, disse.
A ocasião serviu também para apresentar o projeto Academia FADU, que visa valorizar o papel dos estudantes dirigentes e dos agentes envolvidos no desporto universitário através da sua formação, investir nos programas de financiamento que existem e promover o conhecimento e a inovação com a realização de estudos e trabalhos de investigação.
Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre dirigentes e técnicos dos associados e clubes FADU, membros da reitoria da UA e dirigentes e colaboradores da estrutura profissional da FADU.