Maia/Leite são bicampeões de Voleibol de Praia
A dupla da Universidade do Porto conquista de novo, pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão nacional universitário, após vitória por 2-0 na grande final.
Depois de ontem serem conhecidas as novas campeãs nacionais universitárias de voleibol feminino, com a Universidade do Porto (U.Porto) em destaque com a conquista de dois lugares no pódio (Ouro e Prata), o domínio 'portuense' continuou, desta vez na competição masculina.
Entre 17 duplas em prova, a dupla Filipe Leite/Guilherme Maia (U.Porto), conquistaram o título de campeões nacionais universitários de Voleibol de Praia masculino, após vitória frente à dupla Oliveira/Carvalho, também da Universidade do Porto, por 2-0. O pódio ficou completo com a equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Fonseca/Vieira, que venceu a dupla Silva/Riesenberger, conquistando assim o 3º lugar e a respetiva medalha de bronze.
Em declarações à FADU, a dupla mostrou-se bastante satisfeita com o resultado: "Conseguimos cumprir o principal objetivo. Estamos muito felizes." Porém, Guilherme Maia revelou algumas dificuldades sentidas durante a competição. "Foi difícil readaptar à areia porque estamos numa época de indoor, mas para nós é uma grande satisfação porque voltamos a passar por dificuldades, voltamos a conseguir superar-nos."
A final deste ano, foi uma reedição da final da época 2023-2024, onde na última edição a vitória ‘sorriu’ para Maia/Leite. "Sabíamos que não ia ser um jogo fácil. No entanto, desde ontem até ao jogo de hoje, acho que conseguimos crescer e nos readaptar à vertente da praia. Fomos subindo o nível e conseguimos um jogo bastante bom da nossa parte." - afirmou Filipe Leite.
Quando questionados sobre o "peculiar adversário" (pelo facto de representarem o mesmo clube FADU), Guilherme Maia sublinhou: "É sempre um orgulho para nós jogar contra outros estudantes da nossa universidade."
Após a conquista do título nacional universitário, a dupla garante uma vaga na próxima edição do Campeonato Europeu Universitário de Desportos de Praia, que decorrerá de 19 a 24 de setembro de 2025, em Granada, Espanha.
Esta será a quarta participação da dupla em competições europeias, e o objetivo passa por superar a melhorar a participação. "É sempre um bocadinho incerto, porque só conseguimos saber as duplas que estão presentes mesmo em cima da hora. No entanto, estamos lá para dar o nosso melhor, pela quarta vez de seguida e acho que também com a experiência, tentar conseguir o melhor resultado. O nosso objetivo é sempre superarmos a cada competição."
Com o Voleibol de Praia concluído, os Beach Games prosseguem, com a estreia das competições masculinas e femininas de Andebol de Praia. Poderá acompanhar tudo sobre os Beach Games, através das Redes Sociais FADU Portugal ou em www.fadu.pt