Notícias

‘É essencial que nenhum estudante deixe ter acesso ao Estatuto Estudante Atleta por motivos financeiros’ – André Reis

 

Decorreu esta segunda-feira, em Braga, o primeiro dia do VI Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (ENRSDIES). O encontro, que acontece por estes dias na Universidade do Minho, contou já com a intervenção do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, André Reis, que participou no painel sobre ‘A Implementação do Estatuto Estudante Atleta (EEA) nas Instituições de Ensino Superior’.

 

Segundo André Reis, é importante que ‘todas as instituições cumpram a lei e criem regulamentação interna para aplicação do estatuto e que haja o direito de prioridade na escolha de turmas e horários. É essencial que nenhum estudante deixe ter acesso ao Estatuto Estudante Atleta por motivos financeiros, que não sejam cobradas taxas de inscrição para acesso aos exames de época especial’ disse, relembrando ainda que os estudantes abrangidos pelo estatuto deverão ter ‘acesso aos exames de época especial, não só nas unidades curriculares em que não tenham obtido aprovação, mas também para melhoria de nota’. Para o presidente da FADU é igualmente importante que a comunicação relativa a estes temas seja eficaz no seio do Ensino Superior e que chegue facilmente a todos os estudantes.   

 

Durante o debate, que contou também com o adjunto do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nuno Ferreira, ficou o compromisso de ‘debater em sede de ministério os temas a ser esclarecidos em prol do desporto universitário’.

 

O XI ENRSDIES decorre até quarta-feira, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, reunindo personalidades ligadas ao desporto nas várias Instituições de Ensino Superior espalhas pelo País.

 

 

 

Seleção Nacional de Andebol conseguiu melhor prestação de sempre

 

A Seleção Nacional de Andebol conseguiu a melhor prestação de sempre num Europeu da modalidade ao alcançar o 6º lugar no Europeu e em abril disputará uma das seis vagas em aberto para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mais de metade dos jogadores desta seleção está ligada ao Desporto Universitário.

 

O guarda-redes Alfredo Quintana, nomeado para o 7 ideal do torneio, frequentou a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e fez parte da primeira equipa a conquistar uma medalha de ouro numa universíada, feito alcançado em 2015. Belone Moreira representou a Universidade Nova de Lisboa e foi campeão universitário do mundo em 2014, em Guimarães, e em 2015, na Universíada de Gwangju.

 

Diogo Branquinho, enquanto estudante-atleta da Universidade do Minho, foi campeão do mundo em 2014 e participou no mundial universitário de 2016. Da mesma universidade, Fábio Vidrago foi campeão em 2014 e 2015 e Humberto Gomes, que também representou a academia minhota, foi vice-campeão do mundo em 2000, no mundial universitário realizado na Guarda e Covilhã. Rui Silva foi campeão europeu universitário em 2013, na Croácia, pela AAUM/Universidade do Minho. Fábio Magalhães também vestiu as cores do Minho, tendo sido campeão europeu universitário em 2011, e sido nomeado para atleta do ano na gala da FADU em 2009.

 

Miguel Martins, estudante-atleta no Instituto Universitário da Maia, participou no mundial universitário de 2016, Alexandre Cavalcanti alinhou pela Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e Luís Frade vestiu as cores da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto.

 

Na luta pelo 5º lugar, os portugueses defrontaram os alemães na Tele2 Arena em Estocolmo, tendo sido derrotados por 27-29. Antes disso, falhou a passagem às meias-finais da competição ao perder (24-29) frente à Eslovénia.

 

A equipa regressa a Portugal este domingo e no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, espera-se uma receção a combinar com a prestação da Seleção Nacional Universitária neste europeu.

 

Foto: Federação Portuguesa de Andebol

Já arrancou a VII edição do Prémio Ética PNED

 

 

 

Arrancou esta semana a VII edição do Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto, instituído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto. O programa conta com a parceria da Federação Académica do Desporto Universitário, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e com a Sociedade Portuguesa de Educação Física e o prémio é atribuído anualmente na Gala do Desporto Universitário, organizada pela FADU.

 

O Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto destina-se a dissertações de mestrado e de doutoramento enquadradas nos temas da Ética Desportiva, Ciências da Educação e Educação para os Valores no Desporto. Podem concorrer os estudantes que tenham mais de 16 anos e que apresentem candidaturas entre 1 e 31 de março.

 

Na última edição o galardão foi entregue a Rafael Ribeiro Santos, aluno de Direito da Universidade do Minho, que apresentou o projeto ‘Responsabilidade Civil em Eventos Desportivos: a ponderação da ilicitude e o seguro desportivo obrigatório’. O vencedor recebeu a distinção na XII Gala do Desporto Universitário, que decorreu em Braga.

 

Toda a informação poderá ser consultada aqui.

 

DIDU 'natalício' fez mexer Complexo Desportivo de Azurém

 

 

O Complexo Desportivo de Azurém recebeu a edição natalícia do Dia Internacional do Desporto Universitário, no último sábado, dia marcado pela atividade física que começou com o Kickboxing e terminou com um jogo de futsal. O plano de atividades do dia incluiu ainda um circuito de grupo com aulas de pound, cycling e extreme condition. 

 

As atividades, enquadradas também no programa #BEACTIVE do Instituto Português do Desporto e Juventude, foram acompanhadas por três monitores e decorrerem sob todo o espírito natalício da quadra que se aproxima, tendo sido oferecidos kits a todos os participantes, um 'presente' da FADU em parceria com os Jogos Santa Casa. 

 

Na realização das atividades, a Federação Académica do Desporto Universitário contou com o apoio da Universidade do Minho, e dos Serviços de Ação Social e Associação Académica da Instituição de Ensino Superior minhota.

 

 

 

 

AAC domina nos troféus da XII Gala do Desporto Universitário

 

 

A Associação Académica de Coimbra conquistou três dos quatro troféus para melhor do ano atribuídos na XII Gala do Desporto Universitário que decorreu esta noite no Espaço Vita, em Braga. Ana Dias, estudante e atleta na modalidade de futebol, foi eleita a melhor do ano, Alexandre Silva ganhou o prémio de treinador do ano e a equipa que liderou em 2018/2019, de futebol 7 feminino, conquistou o troféu de equipa do ano. Júlio Ferreira, do taekwondo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), ganhou o prémio de atleta masculino do ano.


Durante a cerimónia, a AAUM/Universidade do Minho recebeu o prémio prestígio, um reconhecimento que vem juntar-se à medalha de Honra ao Mérito Desportivo atribuída pelo governo português e ao prémio de universidade da década atribuído pela Associação Europeia do Desporto Universitário já em setembro deste ano. Daniel Monteiro, que presidiu à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) nos últimos quatro anos, foi homenageado com o prémio prestígio pelos anos de dedicação ao desporto universitário.

 

O prémio da ética no Desporto Universitário foi atribuído à equipa médica que acompanhou a comitiva portuguesa na missão ‘Ganhar Portugal’ de Universíada de Nápoles, um reconhecimento pelo ‘espírito de equipa no assegurar do bem-estar, saúde e integridade física e moral dos estudantes-atletas da delegação portuguesa, agentes desportivos e estudantes-atletas de outras delegações’, tal como referiu Carlos Magalhães, membro da comissão médica da FISU.

 

Para o presidente da FADU, André Reis, este foi ‘um momento de celebração e de reconhecimento dos estudantes-atletas, técnicos e dirigentes, que mais se destacaram ao longo da época desportiva 2018/2019’ que leva a fazer balanços e a traçar metas futuras. ‘É também, por excelência, um momento de reflexão e de reposicionamento do desporto universitário em Portugal e de Portugal para a Europa e para o Mundo’, concluiu.

 

 

 

 

 

Guimarães recebe 'DIDU Natalício'

 

A Federação Académica do Desporto Universitário, em conjunto com o Departamento de Desporto e Cultura e Associação Académica da Universidade do Minho, vão levar a cabo o DIDU Natalício sob o mote: ‘Antes do Natal, mexe-te!’. Será no dia 15 de dezembro, no Complexo Desportivo de Azurém, a partir das 15 horas.   

 

Durante o dia os participantes poderão fazer experimentação de Kickboxing, modalidade que nessa manhã – a partir das 9h30 - terá em discussão o título de campeão nacional universitário. Haverá também aulas de pound, cycling, extreme condition, fitball e ainda a participação em vários jogos criativos, sempre com acompanhamento. 

 

As atividades integram-se no conceito do DIDU (Dia Internacional do Desporto Universitário), como um evento que promove o desporto universitário e a importância da prática desportiva. As equipas terão de ter entre 4 e 8 elementos e basta aparecer para participar.

 

Competições de Ciclismo estão prestes a arrancar

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Federação Portuguesa de Ciclismo têm em agenda seis provas para a época 2019/2020. Nas diferentes disciplinas – Estrada, Pista, BMX, Downhill, XCO e XCM - ficarão decididos os campeões nacionais universitários, quer no feminino quer no masculino, e ainda os vencedores do troféu coletivo da modalidade.

 

A época dos estudantes-atletas amantes das pedaladas arranca a 1 de fevereiro, com o Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo de Pista, em Anadia. O Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO está marcado para Melgaço no dia 1 de março e, no fim do mês, a 28 e 29 de março, na Pampilhosa da Serra, decorre a prova de BTT Downhill. A 4 e 5 de abril é a vez de competir pelo pódio do Campeonato Nacional Universitário de BMX, em Setúbal. A cidade do Sabugal acolhe a prova de BTT XCM a 31 de maio e a prova de Estrada, que encerra a época desportiva da modalidade para os estudantes-atletas universitários, decorrerá em Paredes de 19 a 21 de junho.

 

De referir que na época passada foi a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) a ganhar o troféu coletivo da modalidade. A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) ficou em segundo e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) ficou em terceiro. O troféu coletivo decidiu-se a 30 de junho, no Alandroal, após a conclusão do Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo de Estrada.

 

As inscrições dos estudantes-atletas nos Campeonatos Nacionais Universitários deverão ser feitas junto das Associações Académicas ou de Estudantes das universidades, ou na respetiva Instituição de Ensino Superior e serviços desportivos.

 

 

Encontro de Serviços Desportivos marcado para Braga

 

A cidade de Braga e o Campus de Gualtar da Universidade do Minho acolhem o VI Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (ENRSDIES), que decorre de 27 a 29 de janeiro. O encontro tem como mote os Planos de Desenvolvimento Desportivo no Ensino Superior, tendo como orador de um dos painéis o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, André Reis. 

 

A 'Implementação do Estatuto de Estudante Atleta nas Instituições de Ensino Superior', 'as Medidas de Apoio ao Alto Rendimento Desportivo no Ensino Superior, a Sustentabilidade no Desporto: oportunidades e desafios', 'Dinâmicas de Promoção do Desporto Informal junto da Comunidade Académica' e a Conferência 'A importância do Desporto no projeto educativo das Instituições de Ensino Superior', serão os temas a debater nos três dias de encontro. Além do presidente da FADU, que abordará o tema da implementação do Estatuto Estudante Atleta, serão chamadas a intervir personalidades como Roque Teixeira, chefe de Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Rodrigues, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, e ainda várias personalidades que ligadas ao Desporto Universitário.

 

A dar as boas-vindas aos participantes estarão o pró-reitor da Universidade do Minho, Paulo Cruz, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e o administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho, António Paisana. 

 

O plano do encontro contempla ainda atividade física, no Complexo Desportivo de Gualtar, estando previsto um circuito com vários exercícios, jogos tradicionais e um jogo de futebol, na manhã do segundo dia em Braga. 

 

 

 

 

André Reis eleito presidente da MAG do Conselho Nacional da Juventude

 

 

André Reis foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) em representação da Federação Académica do Desporto Universitário. A tomada de posse aconteceu na tarde de domingo, no Centro de Juventude de Lisboa, em Moscavide. 

 

'Estamos muito satisfeitos com o apoio da quase totalidade das organizações membro do CNJ nesta candidatura da FADU à presidência da Mesa da Assembleia Geral. Ao longo dos últimos quatro anos o Hugo Carvalho, que foi eleito presidente da Direção do CNJ por indicação da FADU, teve a oportunidade de transformar o Conselho Nacional de Juventude numa entidade de referência em matéria de juventude, denunciando muitos dos problemas que afetam os jovens portugueses. Esta eleição da FADU para a presidência da mesa é também um reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pelo Hugo e pela FADU na liderança do CNJ', sublinhou André Reis, após a tomada de posse. 'Vamos continuar a contribuir para a afirmação desta plataforma de diálogo e espaço de intercâmbio de posições e pontos de vista entre as organizações de juventude', reforçou ainda.

 

Rita Saias, da Intercultura – AFS Portugal, foi eleita presidente da Direção do CNJ. Lucas Martins pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), João Videira pela Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), Fátima Pinho pela Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNESPC), Mónica Mendonça pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP), Francisco Ramos pela Juventude Popular (JP), Miguel Nascimento pela Juventude Socialista (JS), Alexandre Sousa pela Juventude Social Democrata (JSD) e Beatriz Camacho PAR - Respostas Sociais, foram eleitos vogais da Direção. 

 

De referir ainda que o CNJ foi criado em 1985, com estatuto jurídico aprovado pela Assembleia da República e é a Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo expressões do associativismo juvenil, nomeadamente culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais.

 

 

AAUM e U.Porto em destaque no Kickboxing

 

Os estudantes-atletas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da Universidade do Porto (U.Porto) estiveram em destaque no Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing light kick, que decorreu no último sábado. A prova teve lugar no Complexo Desportivo de Azurém da Universidade do Minho e contou com a organização local da AAUM. 

 

Os minhotos conseguiram quatro medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze, o estudantes da U.Porto alcançaram três medalhas de ouro e duas de prata. Para a Associação Académica da Universidade da Beira Interior viajaram três medalhas, todas elas conquistadas por atletas femininas, e para a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foram outras três, desta feita todas conquistadas em provas masculinas. 

 

O troféu coletivo de Kickboxing será conhecido apenas em 2020, por altura da realização do Kickboxing low kick, que terá lugar em Évora, e contará com a organização da Associação Académica da Universidade de Évora. 

 

Todos os pódio podem ser consultados aqui

Apuramento NCS no futsal masculino arrancou esta semana

 

As equipas masculinas da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) saíram invencíveis da 1ª Jornada Concentrada do apuramento para a fase final do Campeonato Nacional Universitário de Futsal. A primeira ronda decorreu esta semana, em Faro, com 15 equipas em competição e a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve.

 

Atual campeã em título, a equipa da AAC começou com o pé direito a defesa do título nacional, orientada por Luís Antunes, treinador nomeado para melhor do ano na XII Gala do Desporto Universitário. Também os minhotos, equipa nomeada para melhor do ano relativamente à prestação em 2018/2019, tiveram um bom arranque de época, eles que em julho subiram ao pódio do Campeonato Europeu de Futsal, em Braga, para receber o bronze da competição. A ver algumas das partidas desta jornada esteve o Selecionador Nacional, Jorge Braz.

 

A 2ª Jornada Concentrada está marcada para fevereiro e decorrerá em Vila Real, com a organização local da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

 

AAC conquista troféu coletivo no Judo

 

 

A Associação Académica de Coimbra (AAC) ganhou o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário de Judo, que decorreu este domingo no Estádio Universitário de Coimbra. A Universidade Nova de Lisboa conquistou a prata e a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias alcançou o bronze.

 

 A AAC voltou a conquistar o lugar mais alto do pódio depois depois de na época passada ter conseguido o mesmo feito. Nessa altura, em Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Castelo Branco chegou ao segundo lugar do pódio e a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico ocupou o terceiro lugar do pódio. 

 

A competição teve a organização local da Associação Académica de Coimbra e contou com participação de mais de 60 estudantes-atletas, distribuídos por seis categorias, quer no feminino quer no masculino.

 

 

Confira todos os pódios:

 

Feminino

Categoria < 48 kg

1º lugar – Maria Almeida (AAUM)

2º lugar – Helena Castro (AAUM)

3º lugar – Sílvia Gailly (NOVA)

 

Categoria < 52 kg

1º lugar – Joana Diogo (AEESTeSC)

 

Categoria < 57 kg

1º lugar – Mafalada Ezequiel (AEFMV)

2º lugar – Beatriz Barata (NOVA)

3º lugar – Ana Agulhas (AEISCTE-IUL)

3º lugar – Carolina Esteves (AAUAv)

 

Categoria < 63 kg

1º lugar – Mariana Esteves (AEFMH)

2º lugar – Joana Carvalho (AAUTAD)

3º lugar – Mariana Domingues (IPCBranco)

3º lugar – Catarina Moura (IPCBranco)

 

Categoria < 70 kg

1º lugar – Joana Carvalho (U.Porto)

2º lugar – Andreia Serrão (NOVA)

3º lugar – Rita Gama (AAC)

 

Categoria > 70 kg

1º lugar – Filipa Sousa (AEISCAC)

2º lugar – Isidora Oliveira (NOVA)

 

Masculino

Categoria < 60 kg

1º lugar – Rafael Chambel (NOVA)

2º lugar – Bruno Bento (AAULHT)

3º lugar – José Costa (U.Porto)

3º lugar – Bernardo Oliveira (AAC)

 

Categoria < 66 kg

1º lugar – Bernardo Serra (AEISEL)

2º lugar – Afonso Silva (NOVA)

3º lugar – Lucas Maia (AAC)

3º lugar – Francisco Mendes (AAC)

 

Categoria < 73 kg

1º lugar – David Reis (AEIST)

2º lugar – Gabriel Sousa (AAULHT)

3º lugar – Gonçalo Cardoso (AEFCL)

3º lugar – Rodrigo Ponte (AEIST)

 

Categoria > 81 kg

1º lugar – Damian Troianschi (AAULL)

2º lugar – Pedro Horta (AEFA)

3º lugar – Francisco Rovira (AAC)

3º lugar – Diogo Fernandes (NOVA)

 

Categoria > 90 kg

1º lugar – Guilherme Salvador (AEISEL)

2º lugar – Vicente Rovira (AAC)

3º lugar – Miguel Dias (P.Porto)

3º lugar – Luiz Silva (IPTomar)

 

Categoria < 90 kg

1º lugar – Pedro Silva (AEIST)

2º lugar – Carlos Figueiredo (P.Porto)

 

Troféu Coletivo

1º lugar – AAC

2º lugar – NOVA

3º lugar - AAULHT

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?