Notícias

Conhecidos os finalistas da 2ª semana das Fases Finais 2024

Terminada a Fase de Grupos, são agora conhecidos os finalistas para as Meias-Finais nas modalidades de Andebol Masculino, Basquetebol Feminino, Futebol 11 Masculino, Futsal Feminino e Voleibol Masculino.

 

 

Estão encontradas as equipas apuradas para as Meias-Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, nesta 2ª semana de Fases Finais, em Aveiro. Terminada a Fase de Grupos, seguem-se agora os jogos das 'Meias' nas 5 modalidades em prova, com as finais reservadas para sexta-feira, dia 26 de abril. Conheça as equipas apuradas e o respetivo calendário de jogos para esta 5ª feira, dia 24 de abril.

 

Andebol Masculino

Seguem-se agora os jogos das Meias-Finais:

 

Meias Finais
dia hora Pavilhão Eq. visitada Eq. visitante
25/04/2024 10h00 Alavarium 1º A AAUMinho  2º B AEFEUP 
25/04/2024 12h00 Alavarium 1º B  AAUAv 2º A AUEMaia

 

Basquetebol Feminino

Seguem-se agora os jogos das Meias-Finais:

 

Meias Finais
dia hora Pavilhão Eq. visitada Eq. visitante
25/04/2024 09h30 Aristides Hall 1º A AAUAv  2º B AEIST
25/04/2024 12h00 Aristides Hall 1º B  AEFMH 2º A AAUMinho

 

Futebol 11 Masculino

Seguem-se agora os jogos das Meias-Finais:

 

Meias Finais
dia hora Campo Eq. visitada Eq. visitante
25/04/2024 14h30 C. Beira-Mar 1 1º A ICP  2º B AEISEG
25/04/2024 17h00 C. Beira-Mar 1 1º B  IPV 2º A AEIST

 

Futsal Feminino

 Seguem-se agora os jogos das Meias-Finais:

Meias Finais
dia hora Pavilhão Eq. visitada Eq. visitante
25/04/2024 15h00 NAVE UA 1º A AAC  2º B NOVA
25/04/2024 17h30 NAVE UA 1º B AAUMinho  2º A AEIST

 

Voleibol Masculino

 Seguem-se agora os jogos das Meias-Finais:

Meias Finais
dia hora Pavilhão Eq. visitada Eq. visitante
25/04/2024 09h30 NAVE UA 1º A AAUAv  2º B AEIST
25/04/2024 12h00 NAVE UA 1º B aeISEP  2º A AEFEUP

 

De recordar que as Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários terão transmissão no Facebook da FADU Portugal, com as modalidades de Futebol de 11 Masculino e Futsal Feminino a serem transmitidas no Canal 11.

 

Poderá acompanhar tudo sobre as Fases Finais - Aveiro 2024 através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

 

 

 

 

Consagrados os primeiros campeões das Fases Finais 2024

AEFMUP, AEFMH e AEUMAIA, juntam-se à AAUMinho como os campeões nesta primeira semana das Fases Finais - Aveiro 2024.

 

 

Está concluída a primeira semana nesta primeira semana de Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorrem de 15 a 26 de abril na cidade de Aveiro! Com pavilhões cheios, e jogos de elevada qualidade, são agora conhecidos os primeiros campeões da 34º edição da maior competição multi-desportiva a nível nacional. 

 

Na passada quinta-feira, dia 18 de abril, a equipa da AAUMinho conquistou de novo o título na modalidade de Andebol Feminino. Já esta sexta-feira, 19 de abril, decorreram os jogos das finais e 3º e 4º lugar nas modalidades de Voleibol Feminino, Basquetebol Masculino e Futsal Masculino.

 

Voleibol Feminino

 

A final foi disputada entre as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a vitória a sorrir para a equipa 'portuense' por 2-3, após estar a perder 2-0 no final do 2º set. 

Com uma reviravolta assinalável, a equipa da AEFMUP conseguiu assim 'acabar' com o domínio minhota na competição, quebrando uma série de três épocas seguidas como campeãs. 

Para completar o pódio, com o bronze, a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto após vencer por 0-3 a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

Basquetebol Masculino

 

Com casa cheia no Pavilhão Aristides Hall, a final do CNU de Basquetebol Masculino opôs as equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana e a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade do Minho. 

Com o resultado em aberto até ao fim, a equipa da AEFMH conquistou o título após vencer por 67-64, dois anos após a última conquista da prova na época 22/23.

Já no jogo do 3º e 4º lugar, defrontaram-se as equipas da Associação Académica de Coimbra e a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, com o resultado final de 76-93, valendo o ouro para a equipa da AEIST.

 

Futsal Masculino

 

Sobre os olhares de todo o país, a final do CNU de Futsal Masculino, que foi transmitida pelo Canal 11, opôs as equipas do Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação de Estudantes da Universidade da Maia. Uma final que contou com a presença de Jorge Braz, Selecionador Nacional A de Futsal, resultou numa vitória da equipa da Maia por 2-3, depois de estar a perder ao intervalo por 2-1.

 

No 3º e 4º lugar, defrontaram-se AAUAv e AAULHT, com o pódio a ficar completo com a equipa da Lusófona a vencer por 6-7.

 

A competição continua na próxima semana!

 

Na próxima semana, de 22 a 26 de abril, decorrerão os Campeonatos Nacionais Universitários das modalidades de Andebol Masculino, Basquetebol Feminino, o Futebol de 11 Masculino, Futsal Feminino e o Voleibol Masculino.

 

Poderá acompanhar tudo sobre as Fases Finais - Aveiro 2024 através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

Está a chegar a 1ª edição do FADU Summit!

A FADU Portugal apresenta o FADU Summit, um evento que promete ser um ser um 'game changer' no universo do Desporto Universitário!

 

 

A FADU Portugal, já no próximo sábado, dia 20 de abril, vai levar a cabo na Universidade de Aveiro, a organização da primeira edição do FADU – University Sports Summit 2024.

 
Com um programa que promete reunir líderes e especialistas de renome nacional e internacional ao redor de alguns dos principais tópicos de discussão do desporto universitário, o FADU Summit pretende reunir dirigentes, estudantes-atletas e todos os agentes desportivos interessados em debater temáticas, tais como, desporto jovem na europa, a igualdade de género, a inclusão, o papel do desporto no projeto educativo das Instituições do Ensino Superior, a acessibilidade no desporto universitário europeu, o impacto e o legado da organização de grandes eventos desportivos internacionais e o papel dos programas Erasmus + enquanto ferramenta impulsionadora no apoio ao desporto na Europa.

 

O evento contará com a presença de um vasto rol de personalidades e delegações europeias, congéneres à FADU Portugal que, aproveitando o facto da realização da reunião do Comité Executivo da EUSA – European University Sports Association, que se vai realizar em Portugal, irão não só marcar presença neste evento, como ainda, poderão partilhar as suas experiências, preocupações e ambições tendo em conta a mais diversas temáticas.

 

Consulte o programa completo aqui. As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todo o público, clicando aqui.

 

Está dado o pontapé-de-saída nas Fases Finais - Aveiro 2024!

O primeiro dia de competição contou com os primeiros jogos nas modalidades como o Basquetebol e Futsal Masculino, e o Andebol e Voleibol Feminino.

 

 

Está dado o pontapé-de-saída nas Fases Finais - Aveiro 2024! O primeiro dia de competição fica marcado pela estreia das modalidades de Basquetebol e Futsal Masculino, e o Andebol e Voleibol Feminino, que decorreram no Pavilhão dos Galitos, no Pavilhão do Bom-Sucesso (provisoriamente), no Pavilhão Municipal Mariana Lopes (Alavarium) e no Pavilhão Aristides Hall respetivamente.

 

As Fases Finais decorrem na cidade de Aveiro, de 15 a 26 de abril. Para consultar o calendário completo, clique aqui. Conheça os resultados completos através da App FADU.

 

Poderá também acompanhar toda a informação sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

 

 

 

 

  

CNU de Remo será em Montemor-o-Velho

A competição decorrerá no Centro de Alto Rendimento, no dia 5 dia de maio de 2024.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário Universitário de Remo está agendado para dia 5 de maio e decorrerá uma vez mais no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. A prova decorrerá da parte da manhã, com início às 09h30 até às 14h00 (horário previsto).

 

As inscrições estão abertas até dia 2 de maio, através do Portal FADU. O evento é da organização da FADU Portugal e conta com o apoio à organização da Federação Portuguesa de Remo, onde em disputa estarão os títulos em W1x, W2x, M1x, M2x e M4-.

 

De recordar, que na última edição da prova estiveram em competição, cerca de 45 estudantes-atletas, com a Universidade do Porto (U.Porto) a vencer o troféu coletivo.

 

Poderá acompanhar tudo sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal ou em www.fadu.pt

Viseu acolheu participação histórica no CNU de Judo

A edição 2023/2024 contou com 119 estudantes-atletas em competição - um novo recorde de participação e consagrou 14 novos campeões.

 

 

O Pavilhão Desportivo do Fontelo recebeu este domingo, 7 de abril, o Campeonato Nacional Universitário de Judo, onde foram conhecidos os novos campeões nacionais universitários e também os estudantes-atletas apurados para os Jogos Europeus Universitários - 2024 que decorrerão na Hungria, no próximo mês de julho.


O evento contou com 119 inscritos, um novo recorde de participação no CNU da modalidade, com cerca de 30 clubes FADU representados em prova. Em termos competitivos, foram consagrados 14 novos campeões nacionais universitários, com a Universidade do Porto a vencer o troféu coletivo da modalidade.

 

Feminino Masculino
 Constança Alves - AAUAv < 48 kg Bruno Caldeira - AAC < 60 kg
 Iracema Manarte - U. Porto < 52 kg Bernardo Fernandes - AAC  < 66 kg
 Mafalda Ezequiel - AEFMH < 57 kg  Pedro Horta - FAIPL < 73 kg
 Margarida Brás - AEFCL < 63 kg Lucas Lacerda - AEFMH  < 81 kg
 Adriana Torre - FAIPL < 70 kg  Miguel Dias - U. Porto < 90 kg
 Carolina Martins - P. Leiria < 78 kg  Eduardo Silva  - U. Porto   < 100 kg
 Beatriz Moreira - AAC > 78 kg Max Mazyar - AEIST > 100 kg

 

O evento contou com a organização da FADU Portugal e da Federação Portuguesa de Judo. Poderá consulta a galeria de fotos na íntegra, AQUI.

Aveiro recebeu o FADU – University Sports Summit!

No passado dia 20 de abril, a Universidade de Aveiro recebeu a primeira edição do FADU – University Sports Summit 2024.

 

 
O evento reuniu líderes e especialistas de renome nacional e internacional ao redor de alguns dos principais tópicos de discussão do desporto universitário, como desporto jovem na europa, a igualdade de género, a inclusão, o papel do desporto no projeto educativo das Instituições do Ensino Superior, a acessibilidade no desporto universitário europeu, o impacto e o legado da organização de grandes eventos desportivos internacionais e o papel dos programas Erasmus + enquanto ferramenta impulsionadora no apoio ao desporto na Europa.

 

A primeira edição do FADU Summit reuniu mais dirigentes, estudantes-atletas e agentes desportivos interessados e com a a presença de um vasto rol de personalidades e delegações europeias, congéneres à FADU Portugal que, aproveitando o facto da realização da reunião do Comité Executivo da EUSA – European University Sports Association, que se vai realizou em Portugal  marcaram presença no evento.

 

Paralelamente ao FADU Summit, Portugal acolheu, de 18 a 20 de abril, a Reunião do Comité Executivo da EUSA – European University Sports Association na qual ficou definida a atribuição dos Jogos Europeus Universitários 2028 e 2030, que serão realizados em Split, na Croácia e em Granada, Espanha respetivamente.
 
 
 
 
Integrada neste evento, decorreu ainda uma visita à NAVE da Universidade de Aveiro e o acompanhamento das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Os representantes da EUSA e de várias delegações europeias visitaram ainda a Casa do Estudante-Atleta e o Museu da FADU.
 
 

AAUMinho vence o CNU de Andebol Feminino

A equipa minhota venceu a equipa do Politécnico de Leiria por 23-34 e revalidou o título de campeão nacional universitário.

 

 

Está encontrado o primeiro campeão nacional universitário das Fases Finais - Aveiro 2024! A equipa da Associação Académica da Universidade do Minho venceu esta quinta-feira, 18 de abril, a final do Campeonato Nacional Universitário de Andebol Feminino.

 

O conjunto minhoto, depois de vencer a prova na edição passada, em Viana do Castelo, vê o seu título revalidado em Aveiro, após vencer a equipa do Politécnico de Leiria por 23-34. O domínio da equipa da AAUMinho sentiu-se desde cedo, com as equipas a regressarem ao intervalo com um resultado de 12-19 marcado no placar da Nave multi-desportiva da Universidade de Aveiro. A 2ª parte revelou-se um "espelho" da primeira, com as minhotas a não tirarem o pé do acelerador, com o jogo a terminar com um diferencial de 9 golos.

 

Já no jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, que opôs as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto, a vitória sorriu ao conjunto portuense. Ao intervalo, a equipa do U. Porto vencia por 12-19, confirmando no fim da partida, a vitória 23-32.

 

O pódio fica assim conhecido, com a equipa da AAUMinho a conquistar o ouro, a equipa do P. Leiria com a prata, e por fim, a equipa da U. Porto a conquistar a medalha de bronze. Presentes na Cerimónia Protocolar de entrega de troféus e medalhas, estiveram presentes a administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho - Drª Alexandra Seixas, o Presidente da FADU Portugal - Ricardo Nora, o Pró-Reitor da Universidade de Aveiro - Manuel Senos Matias e Wilson Carmo - Presidente da Comissão Organizadora Local. 


Poderá acompanhar tudo sobre as Fases Finais - Aveiro 2024 através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

Cerimónia de Abertura juntou centenas de estudantes-atletas!

A cerimónia ficou marcada pelo desfile das placas dos clubes em prova, pela apresentação dos embaixadores da competição e pela atuação de Luís Franco Bastos.

 

 

 

 Centenas de estudantes-atletas juntaram-se no Campus de Santiago da Universidade de Aveiro para assistir à Cerimónia de Abertura, que contou com a apresentação de Teresa Queirós.

No evento marcaram presença centenas de estudantes-atletas e outros agentes desportivos, e também figuras ilustres do panorama nacional e desportivo, como o Secretário de Estado do Desporto – Pedro Dias, o Diretor Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, o reitor da Universidade de Aveiro - Paulo Jorge Ferreira, os embaixadores oficiais da competição, os aveirenses Miguel Monteiro (Atleta Paralímpico) e Inês Pinto (Ex-Basquetebolista), assim como outras entidades e parceiros.

 

 Para encerrar a Cerimónia, o público presente foi presenteado com um espetáculo de stand-up com o comediante Luís Franco Bastos.

 Poderá acompanhar tudo sobre as Fases Finais - Aveiro 2024 através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

Universidade de Aveiro vai receber Cerimónia de Abertura das Fases Finais 2024

O Campus de Santiago é o local definido para a cerimónia, que terá início marcado para as 20h00 e contará com um espetáculo ao vivo do comediante Luís Franco Bastos.

 

 

Com mais uma edição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários “à porta”, é agora conhecido o local que irá receber a Cerimónia de Abertura – um dos momentos mais importantes da competição – marcado para a próxima terça-feira, 16 de abril, pelas 20h00, na Meia Lua do Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, e que transmitida em direto na página de Facebook da FADU Portugal.


O evento, que será marcado pelo arranque oficial da competição, contará com várias animações, onde serão também apresentados os clubes e equipas em prova, os discursos dos representantes das principais entidades envolvidas (FADU Portugal, Associação Académica da Universidade de Aveiro e também a Universidade de Aveiro). Em maior destaque, e com entrada livre ao público, a atuação do comediante Luís Franco Bastos, agendada para as 21h30.


A cerimónia contará com centenas de estudantes-atletas, e também com a presença de figuras ilustres do panorama nacional e desportivo, como o Secretário de Estado do Desporto – Pedro Dias, o reitor da Universidade de Aveiro - Paulo Jorge Ferreira, e os embaixadores oficiais da competição, os aveirenses Miguel Monteiro (Atleta Paralímpico) e Inês Pinto (Ex-Basquetebolista), assim como outras entidades de destaque.


Poderá também acompanhar toda a informação sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.

FADU e FPF em parceria nos esports

Campeonato Universitário de Futebol Virtual vai contar com a organização da FPF eFootball em parceria com a eFADU.

 

 

A Federação Académica de Desportos Universitários (FADU) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciaram, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, a celebração de uma parceria inédita a nível mundial para a organização do Campeonato Nacional de Futebol Virtual.

 

Esta parceria, assinalada pelo Ricardo Nora, Presidente da FADU Portugal, vice-Presidente da FPF, José Couceiro e Raúl Faria, Coordenador FPF eFootball, é um marco histórico no desenvolvimento dos esports a nível nacional com a união de forças entre a divisão de futebol virtual da FPF, a FPF eFootball, e a divisão de esports da FADU, a eFADU.

 

Para o Presidente da FADU, "É um protocolo inédito a nível mundial que agrega duas grandes instituições como são a FADU e a FPF e que vem lançar no seio do ensino superior, com jogadores das duas organizações, um campeonato de futebol virtual. Queremos chegar a cada vez mais estudantes atletas e dar-lhes este tipo de experiencias. Queremos dar o mote aos esports dentro da academia e da própria sociedade" rematou.

 

Já para Raúl Faria, Coordenador FPF eFootball, “É uma enorme honra desenvolver o Campeonato Nacional de Futebol Virtual em parceria com a FADU. Os estudantes universitários representam 40% da nossa comunidade e por isso consideramos ser fundamental oferecer um circuito competitivo de excelência. A nossa ambição é incrementar a pratica de esports nas universidades com respeito pelo espírito académico e com os valores do desporto que representam a FPF e a FADU.”

 

A primeira edição do novo Campeonato Universitário de Futebol Virtual será disputada no FC 24 para a PlayStation 5 e vai contar com qualificadores regionais para apurar os melhores para a fase final, que será disputada em Braga, em plena Universidade do Minho nos dias 15 e 16 de maio e vai contar com 16 finalistas.

 

  

Outra das novidades anunciadas, consiste na criação de uma Supertaça Intercontinental, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com o vencedor do Campeonato Universitário de Futebol Virtual a defrontar o campeão brasileiro numa Supertaça entre Portugal e Brasil.

 

 

 

Pedro Dias é o novo Secretário de Estado do Desporto

Antigo Presidente da FADU Portugal vai integrar o Ministério dos Assuntos Parlamentares. 

 

Pedro Dias foi nomeado, esta quinta-feira, dia 4 de abril, Secretário de Estado do Desporto. O antigo Presidente da FADU Portugal, entre os anos de 1993 a 1995, vai integrar o Ministério dos Assuntos Parlamentares. De recordar que foi ainda membro do comité de fundação da FADU (1989-1991), e eleito Vice-Presidente de 1991 a 1993. Para além disso, foi membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) entre 2003 e 2007.

 

Com formação académica na Universidade de Beira Interior e na Universidade do Minho, em que depois também mais tarde ocupou cargos de relevo na parte desportiva, Pedro Dias está também ligado à UEFA desde 2012, fazendo parte do Comité de Futsal e Futebol de Praia.

 

O novo secretário de Estado foi também membro, desde 2017, da Comissão de Educação Física e Desporto na Escola do Comité Olímpico de Portugal e, em 2015, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, na altura Cavaco Silva.

 

A FADU Portugal gostaria assim, de congratular Pedro Dias, uma figura histórica da instituição e do desporto universitário, pela respetiva nomeação, expressando os seus votos de maior sucesso ao novo Secretário de Estado do Desporto.

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?