Carlos Teixeira - Opinião
Carlos Teixeira é dirigente do Departamento de Desporto da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e é também Delegado à Assembleia Geral da FADU.Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar, Carlos Teixeira está agora a tirar o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Integrou a equipa da AAUTAD em 2011 e foi membro fundador do Núcleo de Estudantes de Desporto da AAUTAD, onde desempenhou funções até 2013.
Carlos Teixeira é ainda membro do Conselho do Desporto da Câmara Municipal de Vila Real em representação da sua Associação Académica.
"A Promoção do Desporto Universitário
A Associação Académica da UTAD tem trabalhado, nos últimos anos, na organização de eventos desportivos universitários. Para nós, a organização destes, junto da academia, é um fator importante para o desenvolvimento interno do desporto, aproveitando, desta forma, para promover e divulgar as diferentes modalidades junto dos estudantes podendo estes verificarem a seriedade, o elevado nível competitivo e o ambiente que se vive, entre diferentes universidades, nestas competições.
Nesta Época Desportiva, relativamente às competições da FADU, a AAUTAD organizou a 1ª Jornada Concentrada de Andebol feminino e masculino e organizará os CNU’s Individuais em maio do próximo ano. Participou também na organização dos XXVIII Jogos Galaico Durienses em parceria com a reitoria da UTAD. Este evento envolveu, como é habitual em todas as suas edições, as 3 Universidades do Norte de Portugal e as 3 Universidades da Galiza, orientado em momentos de competição, sociais e de lazer.
Os Jogos Galaico Durienses têm como principal objetivo fortalecer as ligações transfronteiriças, pautando pela diferença, tendo como prioridade a igualdade de géneros, sendo uma competição mista, independentemente da modalidade em questão. Outra característica destes jogos é o facto de puderem participar não só alunos, mas também professores e funcionários das instituições envolvidas. As modalidades também variam de ano para ano, sendo estas decididas pela comissão organizadora. A organização fica ao encargo das reitorias das 6 universidades envolvidas, onde a AAUTAD, por solicitação da reitoria da UTAD, cooperou de forma ativa, quer no domínio organizativo, técnico, logístico e social, desde a organização do evento, à organização das nossas equipas, assim como no acompanhamento e acolhimento das restantes comitivas participantes, de forma a proporcionar um ambiente harmonioso e desportivo. Este evento já vai na XXVIII edição, sabendo que a organização dos XXIX Jogos Galaico Durienses cabe à Universidade de Vigo.
Cabe-me afirmar que o desporto vai além da prática desportiva, é um fator multidisciplinar, é uma escola de vida em todos os sentidos, pois na realidade, foi e será no desporto que aprendi tudo."
Carlos Teixeira